Tommy Chong / Cheech Marin |
Seria fácil menosprezar Up in Smoke como uma comédia de maconheiros para doidões e para a garotada de colégio desocupada. Embora esses sejam certamente os principais fãs do filme, limitar-se a isso seria ignorar a mistura inspirada de comédia de improvisação, nonsense e maluquice desenfreada que torna o filme muito maior do que a soma de suas partes.
A primeira e melhor das incursões cinematográficas do popular duo de comediantes Cheech Marin e Tommy Chong, Up in Smoke possui algum dos personagens mais pitorescos da comédia americana dos anos 70. Pedro ( Cheech ) é um daqueles protagonistas raros que são interpretados tanto para gerar compaixão quanto para nos fazer rir: é um americano-mexicano sem sorte que vive na pobreza mas compra adereços escandalosos para o seu carro querido. Man ( Chong ) é um maconheiro da mais alta ordem, para quem um baseado do tamanho de uma linguiça é apenas um aperitivo.
Uma das boas surpresas de Up in Smoke é o seu pleno uso dos planos abertos: não seria de se esperar que um filme de baixo orçamento fosse tão bem cuidado em suas composições. O filme não só é hilário como também foi bem feito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário