OS GRANDES FILMES, ATORES, ATRIZES e DIRETORES DO SÉCULO XX.
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Duas jovens com o mesmo nome, a mesma idade e o mesmo interesse por música vivem em países diferentes, uma desconhecendo a existência da outra, até fato inesperado revelar profunda ligação entre ambas.
Intrigante e sedutor exercício metafisico do diretor Krzysztof Kieslowski, escrito por ele e por seu habitual parceiro, o advogado Krzysztof Piesiewicz.
A fábula é de uma simplicidade tocante, mas a forma de narrá-la é que faz toda a diferença. Irene Jacob recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes. Rodado na Polônia e na França, tem trilha sonora acima da média.
Mark "Rent Boy" Renton ( Ewan McGregor ) tenta abandonar rotina inútil de seus amigos de Edinburgo ( Escócia ), que se resume a tomar drogas e não fazer nada. Na tentativa do protagonista de sair do buraco, o filme lembra Drugstore Cowboy. O enfoque, porém, é visceral, contando de forma ácida o cotidiano nada agradável dos viciados em heroína.
Feito pelo mesmo grupo do cult britânico Cova Rasa - o produtor Andrew Macdonald, o roteirista John Hodge, o diretor Danny Boyle e o ator Ewan McGregor - que desta vez se juntou para mostrar este panorama duro e sinistro do mundo das drogas, baseado no romance de Irvine Welsh, que faz uma ponta como um traficante.
Boyle faz uso de uma imaginação cinematográfica inteligente para levar a vida desses jovens fracassados para as telas, desde a sensacional sequência de abertura com Renton correndo pelas ruas até seu infame discurso "Choose Life" narrado em off, enquanto ele é perseguido por mais uma contravenção cometida em nome de seu vício.
O uso exagerado de drogas não é apresentado como uma alternativa glamourosa - as terríveis alucinações de Renton incluem um mergulho no vaso sanitário possivelmente mais nojento da Escócia na tentativa de recuperar drogas perdidas e as imagens inesquecíveis de um bebê morto que o perseguem quando ele tenta se libertar do vício.
Na época de seu lançamento, algumas críticas sobre o filme reclamaram que embora Trainspotting não dê nenhum glamour ao universo das drogas, também não faz nenhum julgamento moral sobre seus personagens viciados. Mas a recusa de Boyle e de Hodge a tomar um partido moral é na verdade um dos vários atributos do filme - não estamos aqui para julgar Renton e seus amigos, estamos aqui apenas para assistir, enquanto, com um toque de humor negro, suas vidas se reduzem a nada.
Um filme fascinante, cheio de energia e com atuações impecáveis, Trainspotting é merecidamente considerado um dos melhores filmes britânicos dos anos 90.
O rei do crime Big Boy Caprice ( Al Pacino ) e seus aliados tentam desmoralizar o detetive Dick Tracy, apontando-o como criminoso; enquanto isso, o sinistro Descarado pretende tomar conta da cidade..
Espetáculo que recoloca na tela o personagem de histórias em quadrinhos criado por Chester Gould em 1931.
A produção é notável, os efeitos especiais são muito bons e a maquiagem perfeita torna irreconhecíveis os rostos de gente famosa como Pacino ( divertidíssimo como Caprice ) e Dustin Hoffman.
Concepção visual excelente, com fotografia de Vittorio Storaro, um mestre. Oscar de canção, maquiagem e direção de arte.
Depois de ser procurado por bela mulher, o detetive particular Sam Spade ( Humphrey Bogart ) descobre que ela e duas outras pessoas estão atrás de valiosa estatueta.
Muitas vezes considerado o fundador do gênero noir, Relíquia macabra é contido no uso de sombras simbólicas - que são guardadas para o final, quando a porta do elevador as lança na forma de barras de cela de prisão no rosto da dissimulada heroína - e se passa quase por inteiro em quartos de hotel impessoalmente bem arrumados e escritórios a quilômetros de distância do glamour maltrapilho de Á beira do abismo ( 1946 ).
Relíquia macabra é de várias maneiras, um marco divisória. basta observarmos o que era verdade depois de seu lançamento, e o que não o era antes disso: o filme definiu as atuações de Humphrey Bogart até o final de sua vida: seu hard-boiled Sam Spade o redimiu de uma década de papéis medianos em filmes B de gângsteres, habilitando-o para Casablanca, de 1943; O tesouro de Sierra Madre, de 1948, e seus demais clássicos;
Foi o primeiro filme dirigido por John Huston, que por mais de quarenta anos contínuou como um prolífico produtor de filmes com muito vigor, estilo e audácia;
Era o primeiro filme na carreira de Sydney Greenstreet, que continuou em Casablanca e numa série de outros filmes, para se transformar num dos mais notáveis intérpretes de tipos na história do cinema;
Foi a primeira vez que Greenstreet e Peter Lorre formaram uma dupla, e se saíram tão bem que fizeram mais nove filmes em conjunto, incluindo Casablanca e A máscara de Dimitrio, de 1944, no qual não eram coadjuvantes, mas os astros. Seus personagens em Relíquia Macabra, o Kaspar Gutman tagarela, obeso e narcisista de Greenstreet e o Joel Cairo educado, triste, perfumado e resmungão de Lorre - uma espécie de o Gordo e o Magro do crime - são um clássico imortal do cinema.
Jovem ambicioso assume a identidade de milionário boa vida que viaja pela Itália em companhia da namorada.
Adaptação envolvente do romance de Patricia Highsmith ( 1921 - 1995 ), com música discreta de Nino Rota, e Alain Delon no papel de Mr. Ripley ( o mesmo personagem de Dennis Hopper em O amigo americano, de Wim Wenders ).
Romy Schneider - à época namorada de Delon - faz uma ponta no início do filme. Bons momentos de suspense e ótimo final surpresa.
Nos anos 60, uma nova geração de cineastas espanhóis persuadiu Luis Buñuel a trabalhar na sua Espanha natal pela primeira vez depois de ter deixado o país em 1936. O projeto que ele imaginou era um drama irônico.
Viridiana ( Silvia Pinal ), nas vésperas de fazer os últimos votos para entrar em um convento, vivita o tio ( Fernando Rey ), um rico proprietário de terras. Excitado pela semelhança da moça com sua falecida esposa, ele planeja violá-la, mas desiste no último momento.
Tomado pelo remorso, se mata, transformando Viridiana em co-herdeira de suas propriedades, junto com seu cínico filho natural. Zelosa em seus esforços de melhorar o mundo à sua volta, Viridiana adota um monstruoso grupo de ladrões, mendigos e prostitutas e inevitavelmente suas boas intenções acabam em desastre e em seu próprio prejuízo.
As autoridades espanholas aprovaram o roteiro com algumas mudanças, mas não tiveram a oportunidade de ver o resultado final antes de sua estréia no Festival de Cannes de 1961. Apesar de premiado com a Palma de Ouro, o filme foi imediatamente proibido na Espanha, censura que perdurou por muitos anos.
Ao apurar o roteiro durante a produção, Buñuel demonstrou não ter perdido sua habilidade em chocar e ofender os intolerantes. Repleto de momentos de observação surrealista, Viridiana permanece como uma das mais perfeitas exposições das imperdoáveis loucuras da natureza humana e uma comédia da vida que não admite os limites da repressão.
Homem de negócios ambicioso e sem escrúpulos contrata professor para dar banho de cultura e ensinar sua amante a se comportar nos salões de Washington.
Consagração de Judy Holliday em Hollywood, em papel que já havia interpretado na Broadway. Ela está hilariante como a amante do empresário corrupto, uma loira burra e vulgar com uma língua afiadíssima.
Baseado em peça de Garson Kanin, o filme tem diálogos engraçadíssimos, direção inspirada de George Cukor e ótimas participações de William Holden e Broderick Crawford. Holliday ganhou o Oscar de melhor atriz, concorrendo e superando as divas Bette Davis ( A malvada ) e Gloria Swanson ( Crepúsculo dos deuses ).
Um professor aposentado viaja de automóvel de Estocolmo até a universidade em que lecionou, a fim de receber um título honorífico; durante a viajem, um pesadelo desencadeia uma série de associações mentais que o fazem recordar episódios de sua longa vida.
Belo estudo da velhice e da compulsão do ser humano para as recordações, neste que é possivelmente a mais terna das obras-primas do diretor Ingmar Bergmar . O filme não vale para quem quer só diversão: é esplêndido, mas sério e difícil a primeira vista.
Destaca-se pelo excelente uso do flashback, pelas ótimas iluminação e fotografia em preto-e-branco, pela direção criativa de Ingmar Bergman e pela interpretação brilhante do antigo diretor Victor Sjöström ( um dos maiores cineastas da suécia antes de Bergman ) , como o velho professor.
Mulher bela e amoral, seu marido, advogado corrupto, e um marinheiro envolvem-se em um assassinato.
Trama bizarra de crime e mistério, em que o enredo apenas serve ao genial Orson Welles para brincar com imagens, luz e sombras, e compor - no gênero - um dos filmes mais fascinantes e complicados do cinema.
A câmera é a grande estrela e seus objetivos são principalmente estéticos. Divertido e excitante. Atenção para a cena final do jogo de espelhos no parque. Então marido de Rita Hayworth, Welles cortou-lhe os cabelos numa tentativa de desmistificar a sensualidade da estrela de Gilda.
Assassino profissional ( Jean Reno ) abriga e se envolve com garota vizinha ( Natalie Portman ), órfã depois do ataque de capangas de um policial corrupto ( Gary Oldman ).
Fantasia policial adrenalítica que marca a estréia do diretor Luc Besson ( Imensidão azul, Nikita ) no mercado americano.
Se por um lado Oldman está tão ameaçador quanto canastrão no papel de policial vilão, a estreante Portman surpreende com uma interpretação madura em personagem ousadamente sexualizado.
Dom Lope de Aguirre ( Klaus Kinski ) é um dos conquistadores de Pizarro encarregados de pilhagens, enveredando pelas florestas da América do Sul do século XVI. Tendo derrotado os íncas, os soldados de Pizarro estão ansiosos para obter mais conquistas e ouro, porém a expedição rapidamente se torna um sucessão de desastres.
O diretor Werner Herzog não está preocupado em apressar-lhes a jornada ou preenchê-la com episódios artificiais de suspense e ação. O que sentimos, acima de tudo, é a imensidão do rio e da floresta que o envolve, e não há qualquer margem, pois as águas subiram e as invadiram.
A filmagem de Aguirre virou lenda entre os círculos de cinema. Herzog, um diretor alemão que fala da "maldição das locações", levou seus atores e a equipe de filmagem para um inóspito localno meio da selva, onde a febre era frequente e a inanição era uma possibilidade.
Conta-se que Herzog apontou uma arma para Kinski para que continuasse filmando, embora Kinski o negue em sua autobiografia, indicando nas entrelinhas que somente ele teria uma arma. Os atore, a equipe de filmagem e as câmeras também utilizaram jangadas como as que vemos no filme, e frequentemente , disse Herzog, "eu não conhecia o diálogo dez minutos antes que filmássemos uma cena".
De toda forma, o filme não é direcionado pelos diálogos, ou mesmo pelos personagens, exceto por Aguirre, cuja personalidade é primordialmente uma criação do rosto e do corpo de Kinski, e não fruto de palavras.
O drama de John Merrick ( John Hurt ), homem com rosto deformado por uma misteriosa doença e que, no século XIX, na Inglaterra, é vítima de discriminação e piedade. Um médico ( Anthony Hopkins ) tenta fazer com que a sociedade o aceite da forma que ele é.
Hurt faz o papel de Merrick com uma sensibilidade e dignidade que emanam por sob toneladas de maquiagem que o tornam irreconhecível. Igualmente excelente está Hopkins, compreendendo que talvez esteja explorando Merrick como uma aberração médica apesar de suas boas intenções.
O filme é um grande trunfo para todos, sobretudo para o diretor David Lynch, que recebeu numerosas honras, ajudando-o a sair do gueto dos filmes de arte.
Dançarino ( Fred Astaire ) apaixona-se por bela jovem ( Ginger Rogers ) que o toma por um homem casado, o que dá início a uma série de confusões. Típico da chamada comédia de situações, o enredo serve de pretexto para a apresentação de alguns dos mais belos números de dança e canto do cinema, magistralmente coreografadas por Hermes Pan.
O diretor é o subestimado Mark Sandrich, cujo toque impecavelmente superficial maximiza a sofisticada malícia tão essencial à série e filmes de Astaire e Rogers.
O mais famoso número do filme é "Top Hat", que conta com uma fantástica coreografia com bengalas entre Fred e um coro de homens de cartola: porém o coração de O picolino está em dois grandes duetos românticos: "Isn't it a lonely day" e "Cheek to Cheek", o primeiro passado em um coreto em Londres durante uma tempestade e o segundo, nos brilhantes canais da pueril versão art déco de Veneza dos estúdios RKO.