Depois de ser procurado por bela mulher, o detetive particular Sam Spade ( Humphrey Bogart ) descobre que ela e duas outras pessoas estão atrás de valiosa estatueta.
Muitas vezes considerado o fundador do gênero noir, Relíquia macabra é contido no uso de sombras simbólicas - que são guardadas para o final, quando a porta do elevador as lança na forma de barras de cela de prisão no rosto da dissimulada heroína - e se passa quase por inteiro em quartos de hotel impessoalmente bem arrumados e escritórios a quilômetros de distância do glamour maltrapilho de Á beira do abismo ( 1946 ).
Relíquia macabra é de várias maneiras, um marco divisória. basta observarmos o que era verdade depois de seu lançamento, e o que não o era antes disso: o filme definiu as atuações de Humphrey Bogart até o final de sua vida: seu hard-boiled Sam Spade o redimiu de uma década de papéis medianos em filmes B de gângsteres, habilitando-o para Casablanca, de 1943; O tesouro de Sierra Madre, de 1948, e seus demais clássicos;
Foi o primeiro filme dirigido por John Huston, que por mais de quarenta anos contínuou como um prolífico produtor de filmes com muito vigor, estilo e audácia;
Era o primeiro filme na carreira de Sydney Greenstreet, que continuou em Casablanca e numa série de outros filmes, para se transformar num dos mais notáveis intérpretes de tipos na história do cinema;
Foi a primeira vez que Greenstreet e Peter Lorre formaram uma dupla, e se saíram tão bem que fizeram mais nove filmes em conjunto, incluindo Casablanca e A máscara de Dimitrio, de 1944, no qual não eram coadjuvantes, mas os astros. Seus personagens em Relíquia Macabra, o Kaspar Gutman tagarela, obeso e narcisista de Greenstreet e o Joel Cairo educado, triste, perfumado e resmungão de Lorre - uma espécie de o Gordo e o Magro do crime - são um clássico imortal do cinema.
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