Pesquisar este blog

domingo, 15 de julho de 2012

A HORA DO PESADELO (1984) - A NIGHTMARE ON ELM STREET


Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.


Os primeiros dois filmes do diretor Wes Craven, Aniversário Macabro (1972) e Quadrilha de sádicos (1977), haviam consagrado o ex-professor de inglês como um autor de filmes de horror de baixo orçamento, similares aos de Tobe Hooper e George Romero. Depois que seus trabalhos subsequentes não corresponderam ao que se esperava dele, Craven desenvolveu a idéia de um assassino que vai buscar suas vítimas nos sonhos delas.


Com um custo inferior a 2 milhões de dólares, A hora do pesadelo teve um elenco de desconhecidos e atores de filmes B (incluindo Johnny Depp, com 21 anos, em seu filme de estréia) e foi concluído em apenas 32 dias. Nada mau para um filme que arrecadaria mais de 25 milhões de dólares nas bilheterias e que inspirou diversas continuações, transformando-se em uma das séries mais rentáveis dos filmes de terror.


Ao contrario dos filmes de horror anteriores, como Halloween (1978) e Sexta-feira 13 (1980), o monstro assassino de A hora do pesadelo é menos uma silenciosa máquina mortífera do que um arquétipo do "trapaceiro do mal", um tipo de anti-herói gótico, um assassino cruel que tem charme, senso de humor e um talento natural para o drama, muito atraente para os espectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário