Pesquisar este blog

domingo, 26 de agosto de 2012

QUATRO CASAMENTOS E UM FUNERAL (1994) - FOUR WEDDINGS AND A FUNERAL


Inglês conhece americana durante casamento de amigo, apaixona-se, mas só a revê em outros eventos sociais.


Grande sucesso de bilheteria em 94, foi uma grata surpresa. O final é previsível e a idéia é simples (a ação se transcorre apenas durante as reuniões do título), mas o conjunto esbanja simpatia, tanto pelo roteiro inteligente de Richard Curtis como pela direção sensível de Mike Newell.


Hugh Grant, no papel que o catapultou de personagens sisudos em filmes como Lua de Fel e Vestígios do dia a megaestrela de Hollywood, está muito bem no papel do cronicamente atrasado Charles, que se apaixona por Carrie (Andie MacDowell) e então passa o resto do filme tentando desajeitadamente conquistar seu amor.


Nesse meio tempo, o olhar bem-humorado do filme sobre a classe média alta inglesa, arrumada em chapéus e vestidos elegantes, exibe todos os pesadelos dos casamentos (o padre chato, o constrangimento de sentar-se à mesa com ex-namoradas).


A inexpressiva MacDowell foi mal escolhida como o alvo romântico (talvez para que os produtores ingleses pudessem ter um nome de Hollywood no filme). No entanto, ela sensatamente cede a vez ao maravilhoso elenco de personagens secundários, incluindo Simon Callow, John Hannah e Kristin Scott Thomas, que dão a Quatro casamentos e um funeral seus momentos mais charmosos e engraçados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário