Pesquisar este blog

domingo, 14 de outubro de 2012

A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM (1967) - THE GRADUATE


O jovem recém-diplomado Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) retorna para casa e é seduzido e iniciado sexualmente por mulher de meia-idade (Anne Bancroft), por cuja filha ele mais tarde se apaixona.


A primeira noite de um homem era ousado e até um pouco escandaloso quando estreou em 1967. Nenhum outro filme de primeira linha de Hollywood havia examinado o sexo nos subúrbios de forma tão honesta ou se concentrado em um triângulo romântico tão improvável: um recém-formado na universidade com tempo demais para gastar, uma mulher casada alcoólatra que está determinado a levá-lo para cama e a filha dela, a boa moça encarnada, que não tem idéia que sua principal rival é sua própria mão predadora.


Uma idéias mais originais do diretor Mike Nichols foi acrescentar uma pequena lista de composições novas da dupla Simon & Garfunkel (especialmente "Mrs. Robinson") uma série de canções mais antigas do duo ("The Sound of Silence", "Scarborough Fair") que já eram conhecidas por milhões de jovens. Ele usou a popularidade da dupla como um ponto de venda e também como um sinal de que o filme estaria em sintonia com as sensibilidades do público jovem. O truque funcionou do ponto de vista estético e comercial, influenciando a trilha sonora de incontáveis filmes produzidos em Hollywood por muitos anos.


O papel de Benjamin Braddock transformou Dustin Hoffman em um astro. Parte da lenda do filme é que o diretor Nichols instruiu Hoffman a interpretar o papel sem atuar, e que a naturalidade da falta de graça de Ben é uma das razões do duradouro apelo emocional do filme.


O elenco de apoio foi escolhido com criatividade e inclui Anne Bancroft como Mrs. Robinson, Katherine Ross como sua filha, Norman Fell como um proprietário de imóveis com medo paranóico do que nos anos 60 se chamavam "agitadores externos", Richard Dreyffus, sem créditos, como um dos inquilinos de sua casa de cômodos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário