Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2012

BEN-HUR ( 1959 )


Em Jerusalém, no início da era cristã, o rico Judá Ben-Hur ( Charlton Heston ) começa a se identificar com seus compatriotas, que querem se livrar do domínio de Roma, e acaba entrando em conflito com seu amigo de infância, o romano Messala ( Stephen Boyd ).


Baseado em um romance do século XIX escrito pelo general da Guerra Civil Lew Wallace, este filme de William Wyler, é a terceira e mais famosa versão de uma história lendária sobre compaixão cristã em meio à violência romana.


Famoso por sua corrida de bigas empolgante, repleta de ação e mítica, que custou, sozinha, um milhão de dólares para ser produzida, o filme trazia 350 papéis com fala e mais de 50 mil figurantes. Indicado para 12 prêmios Oscar, ele estabeleceu um recorde ao vencer em onze categorias.


Se a mensagem do filme era amor, o objetivo dele era fazer dinheiro : seu estúdio, a MGM, estava em péssima situação financeira. Apesar dos monstruosos problemas de produção ( alguns deles simples descuidos, como não estabelecer desde o início a aparência do hipódromo o esquecer que as câmeras eram grandes demais para alguns barcos ), o enorme charme da película garantiu seu sucesso de bilheteria, o que salvou o estúdio da falência. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário