Pesquisar este blog

domingo, 3 de junho de 2012

BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (1937) - SNOW WHITE AND THE SEVEN DWARVES


Rainha e bruxa, a madrasta de Branca de Neve, com ciúme de sua beleza, tenta matá-la, mas Branca de Neve encontra sete anões que trabalham em uma mina e que a abrigam em sua casa.


Baseado em conto de fadas dos Irmãos Grimm, este primeiro longa metragem da história da animação foi redesenhado cinco vezes por uma equipe de 570 artistas, até se atingir a qualidade desejada, a um ritmo de um metro e meio de animação por dia. Na época, Hollywood considerou a primeira incursão de Walt Disney na animação de longa metragem uma loucura. Quem aguentaria assistir a 90 minutos de desenho animado?


Branca de Neve respondeu a esta pergunta tornando-se um dos maiores sucessos da história do cinema e consolidando a posição da Disney como o maior estúdio de animação do mundo. Na verdade, superar limites era um dos objetivos declarados de Walt Disney. Ele já havia quebrado a barreira do som nos desenhos animados com Steamboat Willy e, alguns anos mais tarde, deu cor às animações . branca de Neve foi simplesmente o passo seguinte em termos artísticos e financeiros: longas-metragems significavam maior bilheteria.


Inspirando-se livremente na história dos Irmãos Grimm, Disney soltou sua equipe de animadores em cima do material, dando a ela bastante liberdade no desenvolvimento desta grande inovação criativa. O filme é salpicado de gags, mas também é repleto de emoção, alcançando uma ótima combinação de belas imagens e músicas que se tornaram clássicas. Branca de Neve foi o primeiro filme a ter a trilha sonora laçada comercialmente.


Mas se o filme fosse basicamente sobre Branca de Neve, teria sido esquecido logo depois do lançamento em 1937 e hoje seria lembrado apenas por motivos históricos. Para dizer a verdade, a personagem Branca de Neve é um pouco enfadonha, nada atuante, mas sua existência inspira outros a agirem. Ao longo dos anos, o erro da maioria dos inúmeros imitadores de Disney tem sido confundir os títulos dos filmes com o assunto. Branca de Neve e os sete anões não se trata apenas da Branca de Neve e do Príncipe Encantado, mas também dos Sete Anões, da rainha Má e de um sem número de seres da floresta e dos céus, desde o pássaro azul que enrubesce até a tartaruga que passa a vida inteira tentando subir um lance de escadas.


Todos os curta-metragem de Walt Disney giravam em torno de personagens centrais com personalidades fortemente definidas.Viviam em paisagens simplificadas e faziam parte de histórias com objetivos claros e nitidamente delineados. Mas em 34, quando Disney decidiu realizar seu primeiro longa-metragem, instintivamente sabia que o filme precisaria crescer não apenas em extensão, mas em profundidade.


Branca de Neve e os sete anões foi imediatamente saudado como obra-prima (o diretor russo Sergei Eisenstein chamou-o de melhor filme já feito). Continua sendo a jóia da coroa de Disney e, embora as modernas bilheterias inflacionadas tenham permitido que outros títulos o suplantassem no total em dólares, é provável que ainda seja o filme de animação mais visto pelo público.




Nenhum comentário:

Postar um comentário