Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de junho de 2012

EDWARD MÃOS DE TESOURA (1990) - EDWARD SCISSORHANDS


Dona de casa suburbana leva para casa jovem que havia sido "criado" por inventor que morreu antes de substituir as tesouras que lhe servem de mãos. Paparicado pelas mulheres da pequena comunidade, por ser exímio cabeleireiro e jardineiro, ele se apaixona pela filha da mulher que o acolhera e acaba perseguido.


Ao invés de continuar na linha do enorme sucesso Batman (1989) com outro festival de efeitos especiais, o diretor Tim Burton fez um filme bem elaborado e o mais distante possível do cinema comercial de Hollywood. O resultado foi este filme, um conto de fadas que decididamente foge a todas as regras e que continua sendo um dos filmes mais tocantes e peculiares da carreira do diretor.


Um dos muitos sucessos alcançados por Burton neste filme foi o de ter escalado seus vários atores em papéis inesperados neste mundo excêntrico de sonhos. Anthony Michael Hall - mais conhecido como o nerd de Clube dos cinco - consegue mostrar um lado muito mais vil como Jim, o namorado idiota.


Winona Rider, por outro  lado, despida do cinismo que ela exibiu em atração mortal, dá um toque delicado a seu papel como a mocinha do bairro. Mas é Johnny Depp, no entanto, quem mais impressiona, criando um personagem preso em seu corpo incompleto e transmitindo, em poucas palavras, a frustração de Edward - seu rosto pálido e marcado por cicatrizes demonstra o sofrimento de descobrir que até o toque mais suave com suas mãos de tesoura pode causar dor. Um conto de fadas moderno, ambicioso e belamente concebido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário