Pesquisar este blog

domingo, 22 de julho de 2012

O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1991) - THE SILENCE OF THE LAMBS


Agente do FBI (Jodie Foster) é destacada para encontrar assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura a ajuda  um periogoso psicopata (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo. 


Há uma diferença fundamental entre O silêncio dos inocentes e sua sequência, Hannibal, de 2001, pois enquanto o primeiro é assustador, envolvente e perturbador, o segundo é meramente perturbador. É fácil preparar um show sensacionalista e mórbido quando você incluí um canibal. O segredo de o Silêncio dos inocentes é que ele não começa com um canibal - mas vai chegando até ele pelos olhos de uma  jovem mulher.


O silêncio dos inocentes é a história de Clarice Starling, que é seguida pelo enredo sem qualquer substancial interrupção. O doutor Hannibal Lecter está  a espreita, no âmago da história, uma presença malévola, mas de certa forma agradável - agradável pelo fato de ele ajudar e gostar de Clarice.


Um dos mais importantes apelos do filme é este - o público gostar de Hannibal Lecter. Parte disso se deve ao fato, como vimos, dele gostar e ajudar Clarice. Mas se deve também porque Hopkins, de uma forma compassada e ardilosa, dá um certo ar refinado ao seu personagem. Lecter pode ser um canibal, mas ele não é entediante, gosta de se divertir, tem os seus princípios e é a pessoa mais esperta do filme.


Hannibal tolera a comparação com outros monstros do cinema como Nosferatu, Frankenstein, King Kong e Norman Bates. Eles têm duas coisas em comum: todos se comportam de acordo com a própria natureza, mas não são compreendidos. Nada do que esses monstros fazem representa o "mal" em qualquer sentido moral convencional, pois eles não têm qualquer senso moral, são preparados para fazer o que querem, não têm escolha.


Nas áreas em que têm alguma escolha, tentam fazer a coisa certa (a exceção é Nosferatu, no sentido de que jamais tem qualquer alternativa). Kong quer salvar Fay Wray, Norman Bates quer continuar com sua amena conversa mole e obedecer às ordens da mãe, e o doutor Lecter ajuda Clarice, pois ela não insulta a sua inteligência e, desta forma, desperta o seu afeto.


O filme teve também a distinção de ser o terceiro filme na história a ganhar os cinco principais Oscar (filme, direção, roteiro, ator, atriz), após Aconteceu naquela noite (1934) e Um estranho no ninho (1975).

Um comentário:

  1. Eh isso ai Jodie... parabens por ser feliz como eh sem q todos precisem ficar sabendo..

    ResponderExcluir