Pesquisar este blog

domingo, 15 de julho de 2012

UM LUGAR AO SOL (1951) - A PLACE IN THE SUN


George Eastman (Montgomery Clift) é um jovem sonhador que vai trabalhar na fábrica do tio rico, buscando um futuro melhor. Ele vê esse sonho ficar mais distante quando engravida Alice Tripp (Shelley Winters), uma colega de trabalho. Eastman se apaixona por Angela (Elizabeth Taylor), uma rica jovem, e é correspondido, mas se vê impossibilitado de levar a relação a frente por causa da gravidez anterior. Para resolver esse problema, Eastman resolve matar Alice.


Excelente mas bastante reduzida adaptação do romance Uma tragédia americana, de Theodore Dreiser. Liz e Clift estão no auge da beleza (a sequência em que eles dançam, toda em closes, é antológica), e o filme é repleto de imagens belíssimas, marca do diretor George Stevens.


O filme integra, junto com Os brutos também amam e Assim caminha a humanidade, a trilogia do diretor sobre a formação dos EUA. Oscar de direção, roteiro adaptado, fotografia, montagem, figurinos e trilha sonora ( Clift, favorito na categoria ator, perdeu para Humphrey Bogart, que levou a estatueta por Uma aventura na África).

Nenhum comentário:

Postar um comentário