Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de junho de 2012

SPARTACUS (1960)


Em 73 A.C., o gladiador Spartacus (Kirk Douglas) lidera rebelião de escravos contra a classe dirigente da República Romana. Superprodução baseada no romance histórico de Howard Fast, com roteiro de Dalton Trumbo, preso em 50 depois de condenado por atividades antiamericanas.


Como sempre, o diretor Stanley Kubrick entra em um gênero para marcá-lo com o seu perfeccionismo e a sua visão pessoal do cinema e do mundo. Kubrick encena a revolta dos escravos e as sequências de batalha de forma brilhante, mas a maior surpresa para um diretor que não é conhecido pelas cenas emocionais é a forma como filma os últimos e comoventes minutos do filme, quando Karina (Jean Simmons), a amada de Spartacus, segura seu filho para que ele possa vê-lo antes de morrer crucificado ao lado de seus seguidores.


Vale destaque a também notável trilha sonora de Alex North. O filme ganhou 4 Oscar, incluindo o de ator coadjuvante (Peter Ustinov) e o de fotografia (Russell Metty). No final de 1991, Kubrick lançou nos cinemas americanos a sua versão com 12 minutos a mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário