Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012

A NOVIÇA REBELDE (1965) - THE SOUND OF MUSIC


Pouco antes da II Guerra, uma noviça (Julie Andrews) cuida dos filhos de importante aristocrata austríaco antinazista e com eles forma um conjunto de cantores.


É muito fácil fazer pouco da popular adaptação cinematográfica do musical de Rodgers e Hammerstein. Afinal, a receita mistura freiras cantoras, um bando de sete crianças bonitinhas enfrentando o problema duplo de lidar com o autoritário pai viúvo, e com a escalado do nazismo em Salzburgo na década de 30. 


Mas não se deve subestimar a eficácia dos protagonistas: Julie Andrews como a noviça excentricamente vivaz que se transforma em governanta e Christopher Plummer como o patriarca enfurecido por quem ela se apaixona. 


A abertura encantadora, filmada de um helicóptero sobrevoando o topo das montanhas até encontrar Andrews correndo pelos campos e cantando "The hills are alive", pode parecer desgastada hoje em dia, mas é só porque sua eficiência em estabelecer o tom (e até mesmo o significado, pois A noviça rebelde é um filme em que a música e a força vital são inseparáveis) fez com que fosse imitada muitas vezes. E não deixemos de lembrar que as canções são inesquecíveis, mesmo que nem todo mundo goste delas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário