Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

DEUSES E MONSTROS (1998) - GODS AND MONSTERS


O filme conta os últimos dias da vida do diretor britânico James Whale(Ian McKellen), que chegou à fama realizando Frankenstein. Aposentado, com problemas de saúde e se ocupando com a pintura, ele conta apenas com os cuidados de sua dedicada e severa empregada. Um novo jardineiro, Clayton Boone (Brendan Fraser), desperta seu desejo, mas os dois são diferentes demais. Clayton não tem o refinamento do diretor e sente repulsa pela homossexualidade do patrão. Ainda assim, os dois se tornam amigos, enquanto o diretor, com melancolia, relembra suas memórias.


O falecido diretor ganha vida na interpretação  impecável de Ian McKellen - ele próprio um homossexual assumido. O diretor e roteirista Bill Condon conduz Deuses e Monstros com uma melancolia cativante. Ele mostra James Whale como um homem elegante e prisioneiro de seus desejos, que detesta o rumo que sua vida tomou, mas que ao mesmo tempo não abre mão de suas convicções. Ele conta ainda com um elenco excepcional, no qual, além de McKellen, destacam-se Brendan Fraser e Llyn Redgrave como a governanta de Whale.


Mas todo o mérito de Deuses e monstros é de Ian McKellen. Sua interpretação corajosa de um homem descartado por Hollywood por causa de sua opção sexual é poderosa e patética, exatamente como era James Whale, um cineasta de enorme talento que foi consumido por uma indústria intolerante. Um filme muito bonito. E muito triste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário