Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

VIAGEM À LUA (1902) - LE VOYAGE DANS LA LUNE


Durante um congresso científico, o professor Barbenfouillis (interpretado pelo também diretor Georges Méliès), convence seus colegas a participar de uma viagem de exploração à Lua. São então, lançados em direção à Lua em uma espaçonave.


Este filme francês de 1902 representa uma revolução para à época, dada a sua duração (14 minutos), se comparado aos mais comuns curta-metragens de dois minutos produzidos no início do século XX. Viagem á Lua reflete diretamente a personalidade histriônica de seu diretor, Georges Méliès, cujo passado de ator de teatro e mágico influencia a produção do filme.


A obra faz corajosas experiências com algumas das mais famosas técnicas cinematográficas, como superposições, fusões e práticas de montagem que seriam amplamente utilizadas no futuro. Apesar da simplicidade de seus efeitos especiais, o filme costuma ser considerado o primeiro exemplo de cinema de ficção científica. O filme apresenta muitos dos elementos característicos do gênero - uma espaçonave, a descoberta de uma nova fronteira - e estabelece a maioria de suas convenções.


De modo mais geral, Viagem à Lua também pode ser considerado o filme que estabelece a principal diferença entre ficção e não-ficção cinematográfica. Em um tempo em que o cinema retratava, na maioria das vezes, a vida cotidiana (como nos filmes dos irmãos Lumière, no final do século XIX). Méliès conseguiu oferecer uma fantasia que almejava o entretenimento puro e simples. Ele abriu as portas para os cineastas do futuro expressando visualmente sua criatividade de maneira completamente alheia aos filmes da época. Imperdível para aqueles interessados na origem das convenções que posteriormente influenciaram todo o gênero e seus mais famosos registros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário