Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CÃES DE ALUGUEL ( 1992 ) - RESERVOIR DOGS


Um autoproclamado viciado em vídeos, Quentin Tarantino tinha apenas 28 anos quando escreveu o roteiro para seu filme revolucionário.



Repleto de diálogos memoráveis e interpretações esplêndidas do elenco, Cães de aluguel conta a história das consequências sangrentas de um roubo de diamantes que deu errado. Em flashback, vemos os crminosos no momento em que são reunidos por Joe Cabot ( Lawrence Tierney ) - nenhum deles conhece as identidades reais dos outros ( tornando impossível para qualquer um denunciar seus cúmplices ) - e quando recebem novos apelidos : o Sr. Marrom ( Tarantino ), o estúpido Sr. Rosa ( Steve Buscemi ), o jovem Sr. Laranja ( Tim Roth ), o entediado Sr. Branco ( Harvey Keitel ) e o violento Sr. Louro ( Michael Madsen, em um desempenho hipnótico e assustador ). Em uma série de cenas reveladoras, passamos a conhecer os eventos que levam ao climax sangrento em um armazém. 



Mas não é só a trama inteligente o que torna este filme um grande clássico da década de 90.Como o segundo filme dirigido por Tarantino, Pulp Fiction - tempo de violência ( 1994 ), este também teve uma escalação de elenco habilidosa, e é recheado de cenas notáveis que se tornaram parte da história do cinema, cada uma contendo referências à cultura pop que agora são reconhecidas como uma marca registrada de seus roteiros. Quer seja em uma cena em que os homens - reunidos em uma cafeteria antes do roubo - discutem tudo, desde a etiqueta de gorjetas até o real significado de "Like a Virgin", de Madonna, ou uma cena chocante de "orelha" com Madsen, Tarantino escolhe suas palavras e ações de maneira tão inteligente que ficamos sabendo muito sobre as características de cada personagem, não importando a trivialidade do que falam. Uma magnífica estréia de um dos talentos mais originais a surgir no cinema na década de 90.


Nenhum comentário:

Postar um comentário