Pesquisar este blog

domingo, 22 de janeiro de 2012

MONTY PYTHON-EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO (1975) - MONTY PYTHON AND THE HOLLY GRAIL


Tudo começou com uma série de televisão chamada Monty Python's Flying Circus, apresentando as maluquices verbais e visuais de uma equipe de comediantes composta por cinco talentosos ingleses ( John Cleese, Michael Palin, Eric Idle, Terry Jones e Graham Chapman ) e um americano chamado Terry Gilliam, cujas animações feitas com recortes serviam de vinhetas entre os esquetes do programa.

O programa se manteve com certa continuidade entre 1969 e 1974. Tentar repetir o sucesso na tela grande parecia a próxima etapa lógica, e , em 1975 o Python lançou Em Busca do Cálice Sagrado, escrito por todo o grupo e co-dirigido por Gilliam e Jones. A produção em sí foi tão caótica quanto os esquetes do grupo.Os dois diretores não formavam uma dupla compatível: tinham visões diferentes quanto ao estilo do filme e Gilliam se irritou com a tendência de Jones de diminuir a grandiosidade dos seus cenários com enquadramentos fechados. Além disso, o alcoolismo de Chapman ( que interpretava o Rei Athur ) estava em seu auge, por vezes fazendo com que a estrela da produção fosse literalmente incapaz de pronunciar as suas falas enquanto a câmera rodava.


Mas todos sabem que é impossível controlar o Monty Python: o grupo triunfou sobre estes problemas tão rapidamente quanto deu a volta por cima do orçamento reduzido da produção. Quem viu o filme se lembra da forma hilária como os cavaleiros andam saltitando sobre os próprios pés, batendo cocos para imitar o ruído dos cascos de cavalos. A inspiração para esse humor surrealista não foi um golpe de genialidade cômica, mas sim a necessidade de ter que mover os personagens de um lugar para outro com um orçamento tão baixo que era inviável usar cavalos de verdade !
Um dos filmes mais engraçados de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário