Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de março de 2012

O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA ( 1972 ) - LE CHARME DISCRET DE LA BOURGEOISIE


Três casais reúnem-se para jantar, mas não conseguem comer porque são sempre interrompidos por acontecimentos espantosos. Obra surrealista da última fase de Buñuel, possivelmente o mais bem-acabado e executado dos seus filmes franceses desta fase. Merecidamente premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.


Uma coisa que torna O discreto charme da burguesia encantador, apesar de seu radicalismo, e que o ajudou a ganhar seu único Oscar, é o elenco perfeito, no qual muitos dos artistas trazem associações quase míticas de filmes prévios. Desta forma, Delphine Seyrig nos faz pensar em O ano passado em Marienbad ( 1961 ), Stephane Audran evoca a alta burguesia do período intermediário de Claude Chabrol, a neurótica  de Bulle Ogier se parece com uma versão leve e cômica da personagem louca interpretada por ela em L'Amour Fou (1969), e mesmo Fernando Rey traz à mente Operação França (1971) quando exibe um pouco de cocaina.


Um pouco depois de este filme ter sido indicado ao Oscar, Buñuel foi entrevistado por repórteres em um restaurante mexicano e, quando lhe perguntaram se esperava ganhar, a sua resposta foi imediata: "É claro. Já paguei os 25.000 dólares que eles queriam. Os americanos podem ter seus pontos fracos, mas costumam cumprir as suas promessas."


Nenhum comentário:

Postar um comentário