Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de março de 2012

OS INTOCÁVEIS ( 1987 ) - THE UNTOUCHABLES


Durante a vigência da Lei Seca em Chicago, agente federal cerca-se de políciais incorruptíveis para enfrentar Al Capone, o gangster que fazia da cidade seu quintal particular.


A visão do diretor Brian De Palma da cidade do vento tomada pelo crime é mais sangrenta do que as versãoes que a antecederam - incluindo a série televisiva que deu origem ao filme -, mas ele não deixa o sangue manchar a história ou o desempenho do elenco. Kevin Costner aguenta firme ao lado das atuações poderosas de Robert De Niro e Sean Connery.


Connery, como o policial experiente Malone, fica com os melhores diálogos de David Mamet, sobretudo o discurso "Ele manda um dos seus para o hospital, você manda um deles para o necrotério". Em mais um uso do "Método", De Niro ganhou peso e vestiu ternos ( e, diz a lenda, cuecas ) feitos pelos alfaiates de Al Capone para ter uma idéia real do personagem.


De Palma emprestou à narrativa um tom movimentado e tenso, com destaque para a sequência final, homenagem à cena da escadaria criada por Eisenstein em Encouraçado Potemkin. Fotografia e trilha sonora impecáveis. Connery ganhou o Oscar de coadjuvante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário