Pesquisar este blog

sábado, 22 de setembro de 2012

MULHERES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS (1988) - MUJERES AL BORDE DE UN ATAQUE DE NERVIOS


Dubladora e atriz de TV, frustrada em sua paixão por colega mais velho e infiel, recebe em seu apartamento, num mesmo dia, a visita da esposa legítima, de seu amante, do filho deste e a namorada virgem, da amiga envolvida com um terrorista, de policiais e de um funcionário da companhia telefônica.


Graças a indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro que recebeu - o primeiro da carreira de Pedro Almodóvar -, Mulheres à beira de um ataque de nervos confirmou o prestígio internacional do diretor e roteirista espanhol.


O filme certamente representa avanços em muitos dos aspectos mais interessantes das obras anteriores de Almodóvar - a subjetividade radical dos sentimentos, o exagero das emoções e a mistura estranha de melodrama e comédia.


Para além de seu humor delirante, Mulheres à beira de um ataque de nervos é um tocante monólogo feminino sobre a felicidade e a solidão. vagamente inspirado na peça de 1930 de Jean Cocteau La voix humaine, o filme demonstra o incrível talento da musa de Almodóvar, Carmen Maura. Não devemos nos esquecer, tampouco, de Antonio Banderas, que deu aqui importante passo rumo ao estrelato internacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário