Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

TITANIC (1997)


Jovem aventureiro (Leonardo DiCaprio) ganha passagem, em mesa de jogo, para a primeira viagem do transatlântico Titanic. No navio, apaixona-se por Rose Bukater (Kate Winslet), noiva do rico e arrogante Caledon Hockley (Billy Zane), com quem vive um amor proibido. Mas a viagem ganha contornos trágicos quando o navio se choca com um iceberg.


Com um orçamento declarado de mais de 200 milhões de dólares, já antes de seu lançamento Titanic recebeu a honra duvidosa de ser o filme mais caro de todos os tempos. Muito do custo veio dos seis meses de filmagens no México com uma réplica de 230 metros do famoso navio que afundou ao colidir com um iceberg em 1912. Foi uma filmagem problemática - incluindo atrasos causados pelo envenenamento do elenco e da equipe de produção por comida contaminada com a droga PCP na Nova Escócia.


Surgiram boatos de que o diretor James Cameron era um perfeccionista maluco. Sua atenção aos detalhes incluiu contratar como supervisores as companhias originais que forneceram os móveis e a decoração do verdadeiro Titanic, para que cada candelabro e prato fosse uma réplica perfeita. Mas, após o sucesso estrondoso de bilheteria (mais de 1 bilhão de dólares ) e do maior número de prêmios Oscar (11) recebidos desde Ben-Hur (1959), Cameron passou a ser considerado um dos diretores mais bem sucedidos de todos os tempos.


A visão de Cameron é metade O destino do Poseidon e metade Love Boat, uma vez que romance e desastre  são explorados em igual medida. O romance proibido é o coração do filme. Cameron abusa dos efeitos especiais para mostrar de maneira realista o horror que está por vir, forçando seus atores a passar dias em água gelada filmando as cenas assustadoras em que o "insubmergível" começa a afundar.


Um megasucesso por excelência, Titanic transformou DiCaprio em superastro. O filme tem uma das trilhas sonoras mais vendidas de todos os tempos - muito por conta do sucesso de Céline Dion, o tema "My heart will go on". Em termos de tamanho da produção e por sua escala épica, titanic permanece um dos filmes mais impressionantes de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário