Pesquisar este blog

sábado, 20 de outubro de 2012

ROCKY, UM LUTADOR (1976) - ROCKY


Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um lutador de boxe medíocre que trabalha como "cobrador" de um agiota, tem a chance de enfrentar Apollo Creed (Carl Weathers), o campeão mundial dos pesos-pesados, que teve a idéia de dar oportunidade a um desconhecido como um golpe publicitário.


Embalado pela emotiva trilha sonora de Bill Conti, Rocky é um drama envolvente sobre a luta por satisfação pessoal em um mundo indiferente. Sylvester Stallone, o agora famoso ator e roteirista se mostrou versátil e persistente neste filme. Tendo escrito o roteiro, associou a venda do mesmo à sua participação como ator principal, embora fosse praticamente desconhecido na época. Quer tenha sido uma aposta desesperada ou inspirada, Stallone acertou em cheio e se tornou um dos maiores astros de Hollywood.


O filme é muitas vezes desprezado por excesso de sentimentalismo, mas Rocky detalha com atenção a classe trabalhadora branca. Rocky, Paulie (Burt Young), Adrian (Talia Shire) e Mickey (Burgess Meredith) trabalham, respectivamente, como cobrador de dívidas de um agiota, funcionário de um frigorífico, atendente de loja de animais e dono de decadente academia - as unicas possibilidades de ascensão de cada um deles são seus sonhos e desejos. Este filme remete ao mundo idealizado no qual azarões conquistam seus desejos trabalhando duro.


Rocky coloca em primeiro plano os valores da honra e da coragem, tão questionados nos filmes ao longo do final dos anos 60 e no começo dos 70. Essa visão tranquilizadora foi bem recebida pelo público, se a bilheteria serve como indicador, e o filme do diretor John G. Avildsen recebeu o Oscar de Melhor Filme. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário