Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A GENERAL ( 1927 ) - THE GENERAL


Durante a Guerra Civil, maquinista recupera ( para si e não para o exército confederado ) a locomotiva General, que os soldados da união haviam roubado.


Buster Keaton fez vários filmes que podem ser incluídos entre os melhores ( e mais engraçados ) de toda a produção cômica do cinema, porém nenhum deles é mais forte candidato ao primeiro lugar do que esta obra-prima atemporal.


A General é um épico da comédia do cinema mudo, um dos filmes mais caros de sua época, incluindo uma acurada recriação de um episódio da Guerra Civil, centenas de figurantes, sequências perigosas de dublês e uma locomotiva caindo de verdade de uma ponte em chamas num desfiladeiro. Foi inspirado em um acontecimento real, "A Grande Caçada da Locomotiva", e William Pittenger, maquinista que esteve envolvido no evento, participou da elaboração do roteiro.


Nascido em 1895, o mesmo ano do nascimento do cinema, Keaton foi criado no meio de uma família que se dedicava ao vaudeville. Como parte da apresentação, ele era jogado para dentro do palco, e aprendeu suas habilidades físicas num doloroso aprendizado durante a infância. keaton começou a trabalhar em filmes com Fatty Arbuckle em 1917, e dirigiu seus primeiros curtas em 1920. Em menos de uma década, de 1920 a 1928, criou uma consistência de trabalho que se equipara à de Chaplin ( alguns até acham que ultrapassa ), mas com muito menos recursos, pois nunca foi tão popular ou bem-sucedido como o Adorável Vagabundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário