Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de maio de 2012

MONSIEUR VERDOUX ( 1947 )


Charles Chaplin comprou a idéia da sua comédia mais negra ( por 5 mil dólares ) de Orson Welle, cujo plano original era fazer um documentário sobre o lendário assassino em série de esposas francês Henri Desiré Landru.


Chaplin deu a história uma abordagem sócio-satírica nova e mordaz, em resposta à paranóia crescente dos anos  da Guerra Fria. Verdoux ( Chaplin ), um pequeno-burguês tranquilo e charmoso, só adota sua profissão lucrativa de se casar com velhas ricas e assassiná-las mais tarde, quando a depressão econômica impossibilite que ele ganhe a vida honestamente como caixa de banco.


Quando finalmente é levado a justiça, sua defesa consiste em que, enquanto o assassino privado é condenado, a matança pública - na forma da guerra - é glorificada. Estes não eram sentimentos populares na América de 1946, e Chaplin se viu cada vez mais na mira da direita - uma caça às bruxas  que resultou na sua partida definitiva dos Estados Unidos em 1952.

Verdoux, acompanhado pela animada canção-tema ( Chaplin, como sempre, compôs sua própria trilha ), é um personagem rico e vívido. A economia rígida do pós-guerra obrigou Chaplin a trabalhar mais rápido e com muito mais planejamento do que em filmes anteriores. O resultado é uma de suas narrativas mais bem construídas, que ele mesmo considerou, sem mo déstia, "o filme mais inteligente e brilhante da minha carreira".


Nenhum comentário:

Postar um comentário