Pesquisar este blog

domingo, 22 de janeiro de 2012

CREPÚSCULO DOS DEUSES ( 1950 ) - SUNSET BOULEVART

Joe Gillis ( William Holdem )-Norma Desmond ( Gloria Swanson )
Max Von Mayerling  ( Erich Von Stroheim )

Joe Gill ( William Holden ), um roteirista desempregado, flutuando morto em uma piscina, reconta a história de seu relacionamento profissional e pessoal malfadado com a megalomaníaca diva do cinema mudo Norma Desmond ( Gloria Swanson ). Uma melindrosa cinquentona, atriz esquecida e decadente, Norma vive em uma mansão decadente no Sunset Boulevart, rascunhando um roteiro impossível de se produzir e sonhando com um recomeço inviável. De prontidão, há um mordomo sinistro ( Erich Von Stroheim ), que havia sido seu diretor favorito e que foi, à propósito, seu primeiro marido.

O filme corta rente aos ossos, é tão diretamente inspirado na vida, que muitas das celebridades do cinema mudo que estiveram em sua estréia reconheceram detalhes pessoais. Em nenhum personagem, nem mesmo o de Norma Desmond, Crepúsculo dos Deuses corta mais rente do que no de Max Von Mayerling, um grande diretor do cinema mudo, agora reduzido a trabalhar como mordomo da mulher que um dia dirigiu - e com quem foi casado. Encontramos aqui inconfundíveis paralelos com Von Stroheim, que dirigira Swanson em Minha Rainha, de 1928, e em cujos créditos podemos incluir Ouro e Maldição e A Viúva Alegre ( ambos de 1925 ), mas que somente dirigiu dois filmes sonoros e foi reduzido ao papel de rigorosos militares nazistas e paródias de si mesmo em filmes de outros diretores.

Billy Wilder e Charles Brackett, seu co-roteirista, conheciam os originais de seus personagens. O que chamava a atenção era a espantosa coragem de Wilder em apresentá-los tão realisticamente. Ele usou nomes verdadeiros ( Darryl Zanuck, Tyrone Power, Alan Ladd. Mostrou gente que existia ( os parceiros de Norma no jogo de bridge, cruelmente chamados de "museu de cera" por Gillis, são as estrelas do cinema mudo Buster Keaton, Anna Q. Nilsson e H. B. Warner.
Norma em seu delírio final
Trata-se de um filme duro e cinico. No fim , Norma está tão aterrorizada pelo fato de Joe estar escrevendo um roteiro com a assistente de produção Nancy Olson quanto pela possibilidade de ele a abandonar pela rival mais jovem. Swanson está vibrante em sua loucura, que atinge seu climax em um momento de inesquecível horror-glamour, à medida que ela se aproxima de forma sedutora de um cinegrafista de cinejornal durante sua prisão por assassinato e declara que está pronta para seu close. Ao mesmo tempo, Wilder recua a câmera para enquadrá-la em um plano aberto que enfatiza sua solidão e insanidade, enquanto o grande espetáculo em torno de um assassinato envolvendo celebridades começa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário