Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O ILUMINADO ( 1980 ) - THE SHINING


Graças a adaptação inspirada de Stanley Kubrick do livro homônimo de Stephen King, O Iluminado não só trouxe fama inabalável ao escritor como também transformou Jack Nicholson em uma superestrela. Seu grito de " Aquiiii está Johnny!!" macabro e de gelar o sangue, tornou-se uma cena memorável na história do cinema.
Shelley Duvall (Wendy) - Danny Lloyd ( danny ) - Jack Nicholson ( Jack Torrance )

O ex-alcoólatra Jack Torrance ( Jack Nicholson ) leva sua esposa Wendy ( Shelley Duvall ) e o filhinho Danny ( Danny Lloyd ) para morar no então vazio Overlook Hotel, uma colossal estância de veraneio nas montanhas Rochosas do Colorado onde foi contratado como caseiro na baixa estação. Á medida que o tempo passa, cada membro da família vivencia diferentes alucinações, todas apavorantes. Danny, com maiores poderes psíquicos, é o primeiro a ver as cenas dos assassinatos sangrentos que aconteceram no hotel anos antes. Em seguida, Jack começa a mergulhar lenta mas inexoravelmente na loucura. Embora não tenha consciência do que está acontecendo com ele, com otempo seu comportamento se torna mais errático e violento. Distraída pela retração de Danny e pelo comportamento irracional de Jack, Wendy é a última a sucumbir. No final, contudo, ela percebe o perigo iminente e, ainda que próxima da histeria, consegue sobreviver com seu filho.


O filme é sombrio, angustiante e claustrofóbico. Kubrick demonstra seu domínio da arte, criando uma atmosfera de grande tensão. Ao escolher cuidadosamente seus ângulos e ritmos de filmagem, induz o medo em suas platéias . Como todas as obras geniais, o iluminado transcende seu status de adaptação literária. Tornou-se não só um clássico de Kubrick como também um clássico do cinema de terror moderno. Curiosamente, Stephen King não ficou muito feliz com esta versão de seu livro. Em 1997 ele colaborou com Mike Garris em uma minissérie para a televisão que usou o texto de seu livro quase ao pé da letra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário