Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MANHATTAN (1979)

MARIEL HEMINGWAY e WOODY ALLEN

Nascido em Manhattan, Isaac Davis, 42 anos, tem um emprego que ele odeia, uma namorada de dezessete anos que ele não ama, e uma ex-esposa lésbica, Jill, que está escrevendo um livro escancarando o casamento deles... e a quem ele esganaria de bom grado. Mas quando ele encontra Mary, a sexy e intelectual amante de seu melhor amigo, Isaac apaixona-se perdidamente. 

Michael Murphy - Diane Keaton - Woody Allen - Mariel Hemingway

Satírico e encantador, Manhattan é o ápice arrebatador do caso de amor cinematográfico de woody allen com Nova York. Ele até mesmo o começa na forma de uma declaração de amor, com uma montagem afetuosa de imagens da cidade. O filme encontra o equilíbrio perfeito entre ironia, amargura e ótimas tiradas sarcásticas. 

Meryl Sreep - Woody Allen

Manhattan possuí alguns dos elementos de Annie Hall ( filme anterior de Allen, vencedor do Oscar de melhor filme em 1977 ), que se tornaram algumas das marcas registradas do cineasta. Há personagens viciados em psicanálise ( " Ele fez um bom trabalho com você...sua auto-estima está só um pouco abaixo de Kafka agora.") e um bom amigo ( Michael Murphy, neste filme ) com quem é possível compartilhar intimidades e piadas.

Diane Keaton - Woody Allen

As locações do filme mais parecem uma antologia dos santuários de Manhattan; os personagens visitam o Guggenhein, o Elaine´s, a delicatéssen Zabar. Os personagens estão sentados, ao amanhecer, num banco de parque, sob uma ponte, ou passeando pelo Central Park. Tudo isso valorizado pela fotografia de Gordon Willis, uma das melhores já feitas para um filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário