Pesquisar este blog

domingo, 29 de janeiro de 2012

PERDIDOS NA NOITE ( 1969 ) - MIDNIGHT COWBOY

Joe Buck ( Jon Voight ) - Enrico "Ratso" Rizzo ( Dustin Hoffman )
O texano Joe Buck ( John Voight ) parte para Nova York, acreditando que as mulheres ricas estarão ansiosas para pagar um homem como ele para fazer sexo ( o título original do filme é uma gíria americana para "garoto de programa" ). O seu sucesso tragicômico de recém-chegado ingênuo é acentuado por flashbacks tristes, perturbadores, em particular uma agressão terrível contra Joe e sua garota Crazy Annie. O "desenvolvimento de sua carreira" em Nova York consiste em uma seqüência de encontros deprimentes, sobretudo um com Sylvia Miles.


Empobrecido e solitário, Joe se junta ao vigarista inválido e autodestrutivo Enrico "Ratso" Rizzo ( Dustin Hoffman ), que o convida a compartilhar o seu refúgio. As expectativas de Joe diminuem conforme seus fracassos se acumulam , enquanto, por outro lado, a piora na condição física de Ratso faz com que seus sonhos de uma nova vida na Flórida aumentem.

Embora o filme seja chamado de cáustico e desesperançoso, a obra trata, em última instância, de esperança. Esse ponto de vista é justificado pelo fato de Joe abandonar sua fantasia de gigolô justamente quando parece possível atingi-la, em troca de uma relação verdadeira e humana. O diretor Schlesinger trouxe um agudo olhar britânico à sua estréia americana, encontrando uma vitalidade rude na cidade que acentuou o isolamento desesperado dos personagens.


Possivelmente a escolha mais audaz já feita para um Oscar, Perdidos na Noite é o único filme classificado como "X" ( maiores de 17 anos ) nos Estados Unidos a ter ganho um Oscar de Melhor Filme. Tal distinção fez com que sua classificação fosse repensada e, apesar de abordar temas difíceis para a época, como homossexualidade e prostituição, a classificação do filme foi alterada para "R" ( menores de 17 anos somente acompanhados ). O seu êxito comercial comprova que o público estava pronto para abraçar a sua maturidade, o realismo sincero e a emotividade de suas atuações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário