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domingo, 19 de fevereiro de 2012

TOURO INDOMÁVEL ( 1980 ) - RAGING BULL



Este filme biográfico sobre boxe foi um projeto pessoal do ator Robert De Niro, que descobriu a autobiografia do antigo campeão peso médio Jake La Motta e convenceu o diretor Martin Scorsese e o roteirista Paul Schrader, seus colaboradores em Taxi Driver, a se dedicarem ao material intenso mas aparentemente pouco promissor. Os filmes da série Rocky foram produzidos pelos mesmos produtores de Touro indomável, Irwin Winkler e Robert Chartoff. Contudo, enquanto a saga esportiva mais próspera de todos os tempos glorificava o azarão dos ringues que sobrevivia e acabava triunfando, Touro indomável ousou lidar com um anti-Rocky - um ex-boxeador que se torna um gorducho insignificante sem ter realmente aprendido nada em seu percurso ou encontrado satisfação em suas conquistas.


Depois de longos anos e muitos contratempos, La Motta ( De Niro ) finalmente conquista o cinturão de campeão, mas, na temporalidade do filme, alguns minutos depois ele está arrancando as jóias para penhorá-las de forma que possa pagar um suborno para se livrar de uma acusação de danos morais.


Touro indomável também é uma exploração poética e ousada da alma de um homem incapaz de se exprimir e violento.O filme nunca desculpa suas muitas falhas enquanto estabelece a punição física e psicológica que ele recebe, mostrando a misoginia profunda ( e homofobia ) que caracteriza o seu mundo de americano-italianos, circunscrito ao Bronx. O milagre é que De Niro, em um domínio de atuação magistral - que foi ampliado pelas grandes transformações físicas muito divulgadas -, possa encontrar tanta compaixão quanto conseguiu para La Motta, mostrando como uma faceta de ciúmes e a agressão no ringue têm consequências horríveis para ele e sua família. É um feito notável, já que ele é igualmente convincente como a máquina boxeadora vigorosa e incontrolável das primeiras lutas e o La Motta barrigudo, de pensamentos lerdos, que se torna quando sua carreira nos ringues termina e ele pode finalmente se entregar à sua luxúria incontrolável por sanduíches de pastrami.


Além das lutas extraordinárias - alucinações em preto-e-branco com flashes disparando, sangue e suaor explodindo, socos brutais capturados pelo cineasta Michael Chapman - Scorsese encena muitas tomadas que nos assustam ou nos comovem: Joey, o irmão de La Motta ( Joe Pesci ), abraçando o boxeador em lágrimas depois que foi obrigado a entregar uma luta; La Motta alfinetando sua esposa ( Cathy Moriarty ) sobre pequenas infidelidades imaginadas e tornando-se tão ferozmente agressivo que qualquer um que gostasse dele precisava se afastar; um ponto baixo quando ele é arrastado para a cadeia e bate nas paredes como se ainda estivesse lutando contra Sugar Ray Robinson; o número incoerente executado na boate por La Motta, quando tenta usar palavras de forma tão furiosa quanto um dia usou seus punhos, só para mostrar o quanto verbalmente desconexo se tornou enquanto vai se debatendo ao longo de sua péssima atuação até chegar a frase desesperada de fechamento: "That's entertainment ".



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