Durante a era medieval, o rei Uther Pendragon recebe do mago Merlin a mística espada Excalibur. Uther se apaixona por Igrayne, esposa de um dos seus aliados (Titangel), e é auxiliado por Merlin para possuí-la. Em troca, Merlin exige a criança, fruto desse relacionamento, seja entregue a ele quando nascer.
Após vários conflitos, Uther é ferido mortalmente, e antes de falecer enterra a espada em uma pedra, deixando a Inglaterra sem um rei. Apenas quem retirar a espada da pedra poderá se tornar o novo rei. Com a Inglaterra dividida pela ausência de um rei, vários nobres disputam a posse da espada, mas apenas o jovem Arthur, filho de Uther, auxiliado por Merlin, consegue retirá-la.
A lenda do Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda chega em sua mais impressionante versão em Excalibur, do cineasta John Boorman (Amargo Pesadelo). - Todos os elementos do clássico Le Morte Darthur, de Sir Thomas Malory, estão aqui: Arthur (Nigel Terry) remove a espada Excalibur de uma pedra; o nascimento e o trágico declínio da Távola Redonda; a heróica tentativa de recuperar o Santo Graal; e o instável equilíbrio de poder entre o sábio mago Merlin (Nicol Williamson) e a diabólica feiticeira Morgana (Helen Mirren).
Boorman aproveita bem o excelente desenho de produção de Anthony Pratt e a bela fotografia de Alex Thomson. Atuações homogêneas de todo o elenco. Destaque para Nicol Williamson, que faz o mago Merlin de maneira pouco usual, com muito humor e perspicácia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário