Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ACOSSADO ( 1959 ) - À BOUT DE SOUFFLE


Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard ( Jean-Paul Belmondo ) ruma para Paris. No caminho, mata um policial, e, ao chegar a seu destino, persuade Patricia Franchisi ( Jean Seberg ), uma estudante americana com quem se envolvera, a escondê-lo. Michel anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas, quando ele é visto por um informante, começa o final da sua trágica perseguição. 


O cinema moderno inicia em 1959, com este filme, de Jean-Luc Godard. Nenhum filme de estréia foi tão influente desde Cidadão Kane, de 1941. O mais revolucionário neste filme é o ritmo impetuoso, seu frio distanciamento, seu desprezo pela autoridade e a maneira pela qual os jovens heróis narcisistas ignoram a sociedade mais ampla. Há uma linha direta ligando Acossado a Bonnie & Clyde e à revolta da juventude no final da década de 60.


O filme exerceu influência crucial na época áurea de Hollywood entre 1967 e 1974. São incontáveis os personagens encarnados por Pacino, Beatty, Nicholson ou Penn diretamente descendentes do despreocupado assassino Michel vivido por Jean-Paul Belmondo.


A filmagem de Acossado tornou-se lendária. Foi um dos filmes principais da nouvelle vague francesa, que rejeitava o cinema francês tradicional e bem elaborado e abraçava um novo estilo mais tosco, experimental e pessoal. Os créditos de Acossado equivalem a uma lista de chamada da nouvelle vague, incluindo não apenas a direção de Godard, mas também uma história original de autoria de François Truffaut ( A noite americana, Os incompreendidos ). Claude Chabrol ( O açougueiro ) é o desenhista de produção e o consultor técnico; Daniel Boulanger encarna o inspetor de polícia, e em pequenos papéis aparecem Truffaut e o próprio Godard.


O filme teve uma recepção sensacional: é seguro afirmar que mudou definitivamente o cinema. Os jovens diretores que o assistiam abandonavam as noções do tradicional filme de estúdio, antes mesmo de saírem da sala de projeção. Com Acossado, de um golpe rápido e certeiro de quem sabe o que quer e como conseguir, Godard mudou decisivamente o cinema, tão como certamente fizeram Griffith com O nascimento de uma nação e Welles com Cidadão Kane.


Nenhum comentário:

Postar um comentário