Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de abril de 2012

AGUIRRE, A CÓLERA DOS DEUSES ( 1972 ) - AGUIRRE, DER ZORN GOTTES


Dom Lope de Aguirre ( Klaus Kinski ) é um dos conquistadores de Pizarro encarregados de pilhagens, enveredando pelas florestas da América do Sul do século XVI. Tendo derrotado os íncas, os soldados de Pizarro estão ansiosos para obter mais conquistas e ouro, porém a expedição rapidamente se torna um sucessão de desastres.


O diretor Werner Herzog não está preocupado em apressar-lhes a jornada ou preenchê-la com episódios artificiais de suspense e ação. O que sentimos, acima de tudo, é a imensidão do rio e da floresta que o envolve, e não há qualquer margem, pois as águas subiram e as invadiram.


A filmagem de Aguirre virou lenda entre os círculos de cinema. Herzog, um diretor alemão que fala da "maldição das locações", levou seus atores e a equipe de filmagem para um inóspito localno meio da selva, onde a febre era frequente e a inanição era uma possibilidade.


Conta-se que Herzog apontou uma arma para Kinski para que continuasse filmando, embora Kinski o negue em sua autobiografia, indicando nas entrelinhas que somente ele teria uma arma. Os atore, a equipe de filmagem e as câmeras também utilizaram jangadas como as que vemos no filme, e frequentemente , disse Herzog, "eu não conhecia o diálogo dez minutos antes que filmássemos uma cena".


De toda forma, o filme não é direcionado pelos diálogos, ou mesmo pelos personagens, exceto por Aguirre, cuja personalidade é primordialmente uma criação do rosto e do corpo de Kinski, e não fruto de palavras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário