Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

TRAINSPOTTING ( 1996 )


Mark "Rent Boy" Renton ( Ewan McGregor )  tenta abandonar rotina inútil de seus amigos de Edinburgo ( Escócia ), que se resume a tomar drogas e não fazer nada. Na tentativa do protagonista de sair do buraco, o filme lembra Drugstore Cowboy. O enfoque, porém, é visceral, contando de forma ácida o cotidiano nada agradável dos viciados em heroína. 


Feito pelo mesmo grupo do cult britânico Cova Rasa - o produtor Andrew Macdonald, o roteirista John Hodge, o diretor Danny Boyle e o ator Ewan McGregor - que desta vez se juntou para mostrar este panorama duro e sinistro do mundo das drogas, baseado no romance de Irvine Welsh, que faz uma ponta como um traficante.


Boyle faz uso de uma imaginação cinematográfica inteligente para levar a vida desses jovens fracassados para as telas, desde a sensacional sequência de abertura com Renton correndo pelas ruas até seu infame discurso "Choose Life" narrado em off, enquanto ele é perseguido por mais uma contravenção cometida em nome de seu vício.


O uso exagerado de drogas não é apresentado como uma alternativa glamourosa - as terríveis alucinações de Renton incluem um mergulho no vaso sanitário possivelmente mais nojento da Escócia na tentativa de recuperar drogas perdidas e as imagens inesquecíveis de um bebê morto que o perseguem quando ele tenta se libertar do vício.


Na época de seu lançamento, algumas críticas sobre o filme reclamaram que embora Trainspotting não dê nenhum glamour ao universo das drogas, também não faz nenhum julgamento moral sobre seus personagens viciados. Mas a recusa de Boyle e de Hodge a tomar um partido moral é na verdade um dos vários atributos do filme - não estamos aqui para julgar Renton e seus amigos, estamos aqui apenas para assistir, enquanto, com um toque de humor negro, suas vidas se reduzem a nada.


Um filme fascinante, cheio de energia e com atuações impecáveis, Trainspotting é merecidamente considerado um dos melhores filmes britânicos dos anos 90.



Nenhum comentário:

Postar um comentário