Pesquisar este blog

sábado, 7 de abril de 2012

UM SONHO DE LIBERDADE ( 1994 ) - THE SHAWSHANK REDEMPTION


Muitos dos trabalhos de Stephen King, escritor de histórias de terror, foram reproduzidos com sucesso no cinema ( incluindo Louca obsessão, Carrie a estranha e O iluminado ). Mas pode-se dizer que as melhores adaptações são as de seus contos que não têm nada a ver com horror, como conta comigo e esta adaptação de um conto chamado originalmente " Rita Hayworth and the Shawshank Redemption".


Em 1946, o jovem banqueiro Andy Dufresne ( Tim Robbins ) é mandado para a prisão pelo assassinato de sua esposa e do amante dela. Enquanto preso, ele lentamente tece uma amizade com Red ( Morgan Freeman, que narra a história de Andy ), outro prisioneiro que cumpre uma longa pena. Ao longo de 20 anos, Andy gradualmente compreende o funcionamento do sistema prisional e conquista o respeito do diretor e dos guardas usando seus talentos financeiros para fazer suas declarações de imposto de renda e transações econômicas sem nunca deixar de ansiar pela liberdade.


Um sonho de liberdade teve sua premiere no Festival de Toronto, em setembro de 1994, e entrou em cartaz algumas semanas depois. Obteve boas críticas, mas pouca bilheteria. Os dezoito milhões de dólares brutos do lançamento nem cobriram os custos; obteve só mais 10 milhões de dólares depois de receber sete indicações ao Oscar, incluindo melhor filme.


Claramente tratava-se de um filme que precisava de um boca a boca para conquistar público,e quando foi tirado do circuito, sua renda vinha crescendo, lenta mas firmemente. Se lhe tivesse sido permitido encontrar o seu caminho, talvez pudesse crescer e ser exibido durante meses, mas não foi isso que aconteceu.


Em vez disso, num dos eventos mais impressionantes na história do vídeo doméstico, o filme encontrou sua audiência de massa em fitas e DVDs e nas exibições pela televisão. Num prazo de cinco anos, Um sonho de liberdade se transformou num fenômeno, um best-seller entre vídeos, e acabou por dar a impressão a seus admiradores de que fora descoberto por eles.


Quando o Wall Street Journal publicou um artigo, em abril de 1999, sobre a grande onda de Um sonho de liberdade, o filme estava em primeiro lugar no Internet Movie Database, numa votação mundial dos melhores 250 filmes ; e habitualmente se posiciona sempre entre os cinco primeiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário