Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de abril de 2012

NASCIDO PARA MATAR ( 1987 ) - FULL METAL JACKET





Após treinamento insano, grupo de soldados é enviado ao Vietnã em 1968, passando a enfrentar os horrores da guerra.


Baseado no romance autobiográfico The Short-Timers, de Gustav Hasforf, com contribuições do roteirista Michael Herr, Nascido para matar é brutal, espirituoso, assustador e comovente em iguais proporções, representando situações de guerra raramente vislumbradas no cinema.


Uma longa ação de abertura se passa na ilha Parris, o centro de exame e treinamento de novos recrutas. Após uma montagem na qual jovens de cabelos compridos são tosados para se tornarem robôs carecas tão indistintos quanto os personagens futurísticos do longa THX 1138, de George Lucas, o filme é comandado pelo impressionante R. Lee Ermey, como o sargento instrutor Hartman, cujos obscenos, originais e cruéis maus -tratos contra os recrutas são destinados a subjugar totalmente os "vermes", antes que possam ser reconstruídos como máquinas de matar.


A terrível ironia dessas sequências, é que o resultado final lógico da transformação de um gorducho atrapalhado ( Vincent D'onofrio )em um dos grotescos homens-macacos de Kubrick, com um penetrante olhar primal, lembra tanto o bando de vândalos de Laranja mecânica quanto Jack Torrance em O iluminado. A primeira providência do recém-criado marine é assassinar seu torturador/criador e depois se suicidar.


Após esse evento, as sequências no Vietnam são quase um alívio. Enquanto o soldado raso Joker ( Matthew Modine ), um jornalista, relaxa um pouco e encontra outros indivíduos ainda mais insanos, o metralhador de um helicóptero dá uma resposta técnica à pergunta sobre como é capaz de matar mulheres e crianças ( "É fácil, faça mira não muito à frente delas ") e um general faz a seguinte observação: " Precisamos manter a calma até essa mania de paz passar ").


O apogeu é um conflito durante a batalha nos escombros de uma cidade, onde o pelotão de Joker encontra uma franco-atiradora vietnamita. Ninguém vence essa batalha, e a tropa de fuzileiros marcha noite adentro cantando a canção do Clube do Mickey Mouse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário