Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de abril de 2012

OURO E MALDIÇÃO ( 1924 ) - GREED


Ouro e maldição, de 1924, de Erich von Stroheim, tal como a Vênus de Milo, é aclamado como um clássico, não obstante o seu criador considerar que lhe façam falta algumas partes essenciais. A sua infeliz história é sobejamente conhecida. A versão original de von Stroheim tinha mais de nove horas de duração, Depois de ter sido cortado, cortado de novo, e cortado, foi exibido com aproximadamente 140 minutos, numa versão que Stroheim se recusou a aceitar - e que inspirou uma queda-de-braço com Louis B. Mayer. Mas foi com essa versão que o filme acabou sendo considerado um dos mais importantes de todos os tempos.


A fonte inspiradora de Ouro e maldição foi McTeague, um romance de Franl Norris sobre um rude e simplório filho de um mineiro beberrão, que aprende odontologia com um charlatão, vai para San Francisco, casa-se com uma mulher sovina e termina no Vale da Morte, próximo do corpo do seu rival. Era uma desoladora e sardônica  história para os tempestuosos anos 1920, e nem Mayer nem Irving Thalberg, seu novo sócio na MGM, imaginaram que o público se interessaria por ela - principalmente numa versão de nove horas.


Para von Stroheim, um militar de disciplina rigorosa e que ostentava o comportamento, as roupas e o monóculo de um oficial prussiano, a oposição deles mais parecia uma maldição sem fim a persegui-lo. Thalberg, que trabalhava na Universal em 1922, cortara dois terços do filme de Stroheim Esposas ingênuas, além de ter-lhe tirado das mãos o filme Redemoinho da vida. Ele então foi para a MGM realizar Ouro e maldição, que custou 750 mil dólares e levou um ano para ser rodado, somente para que Thalberg o apanhasse lá e exigisse mais cortes.


As sete horas do filme que foram cortadas são conhecidas como o Santo Graal do cinema. Aparentemente, foram destruídas para recuperar o extrato de prata usado na sua confecção. O que sobrou do filme fez uma carreira decente na década de 1920, sendo restaurado mais tarde por Kevin Brownlow, um historiador do cinema mudo; é esta a versão que é considerada como uma obra-prima.


Nos anos 90, uma ambiciosa nova abordagem foi feita com o material pelo restaurador de filmes Rick Schmidlin, que descobriu um tesouro de Fotos Still originais e uma cópia de 330 páginas do roteiro original das filmagens. Ele pegou este material e o editou junto com os rolos que sobreviveram para produzir uma versão de quatro horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário