Pesquisar este blog

domingo, 26 de fevereiro de 2012

DIABO A QUATRO ( 1933 ) - DUCK SOUP


Lançado em 1933, esta comédia maluca representa a coroação do grupo de comediantes Irmãos Marx, um fenômeno nova-iorquino que afiou seus talentos no vaudeville e depois conquistou a Broadway com uma série de comédias, entre elas The Cocoanuts e Animal Crackers. Mais do que originais , o timing deles foi perfeito em vários aspectos: a tecnologia sonora estava dominando os filmes assim que eles chegaram ao topo nos palcos de  Nova York. 


Os Irmãos Marx criaram um conjunto de obras no qual cada filme, individualmente, parece fazer parte do total, mas Diabo a quatro, é provavelmente o melhor. Representou uma guinada no trabalho deles no cinema; foi o último filme para a Paramount e o último em que todas as cenas se relacionavam diretamente aos irmãos. Como foi um fracasso de bilheteria, eles se transferiram para a MGM, onde o chefe de produção Irving Thalberg solicitara que seus roteiros encontrassem espaço para duplas românticas convencionais, como se o público já não suportasse tanto os Marx e estivesse querendo algo mais medíocre.


Descrever o enredo  seria um exercício de futilidade, uma vez que o cinema dos Irmãos Marx existe em momentos, em partículas, sequências e diálogos, e não em histórias compreensíveis . Em poucas palavras, O pequeno país Freedonia está em enorme crise financeira. A Sra. Teadstale aceita doar 20 milhões de dólares aos caixas se o excêntrico e maluco Rufus  T. Firefly ( Groucho ) for eleito presidente. Para piorar as coisas, o país vizinho Sylvania envia dois espiões,Chicolini ( Chico ) e Pinky ( Harpo ), para obterem informação sigilosa, enquanto uma guerra pode ser travada se os líderes dos dois países não decidirem quem casará com a Sra. Teasdale.


Em Diabo a quatro há uma sequência que é uma das grandes jóias do cinema. Harpo se faz passar por Groucho e, por razões complicadas demais para serem explicadas, se esgueira furtivamente na casa da senhota Teasdale ( Margaret Dumont ), tenta abrir um cofre e danifica um espelho. O próprio Groucho desce até o térreo para invstigar o que está acontecendo. Harpo está imóvel dentro da moldura do espelho quebrado e tenta evitar ser descoberto agindo como o reflexo de Groucho. Isto nos conduz  a uma encorajante pantomima num ritmo perfeito, quando Groucho tenta pegar o reflexo num erro, e Harpo acompanha todos os movimentos. Finalmente, numa perfeita escalada de palhaçadas, Chico cambaleia em direção à moldura, também vestido como Groucho.


Há também um momento ímpar quando Harpo mostra a Groucho uma casinha de cachorro tatuada sobre sua barriga e um cachorro de verdade aparece e late para ele. Os irmãos quebraram a estrutura clássica dos filmes de comédia, e nada mais seria igual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário