Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

NINOTCHKA ( 1939 )


A mais charmosa e bem-humorada comédia de costumes européia traz Greta Garbo em uma raro papel cômico. Passada em Paris na década de 20, a trama de Ninotchka gira em torno de uma tentativa do governo soviético de recuperar jóias inestimáveis da grão-duquesa exilada Swana ( Ina Claire ). Três burocratas arrogantes falham nessa missão e se vêem seduzidos pelos luxos e liberdades da sociedade ocidental. Assim, Ninotchka ( Garbo ) fica responsável por recuperar o tesouro através do amante da grão-duquesa, o charmoso Leon ( Melvyn Douglas ).

Ninotchka e seus camaradas russos

No final, Ninotchka só consegue recuperar as jóias ao retornar para Moscou e romper com Leon, que logo a segue até a Rússia. Embora estejam apaixonados, ela se recusa a trair seu país e Leon recorre a subterfúgios para fazê-la viajar até Istambul, onde ela o encontra e os dois decidem se casar.

Ninotchka ( Greta Garbo ) / Leon ( Melvyn Douglas )

Os temas políticos do filme não devem ser levados a sério e servem de pano de fundo para uma seqüência cômica atrás da outra. A mais memorável delas talvez seja a tentativa de Ninotchka de fazer as serventes de um banheiro feminino de uma boate chique de Paris entrarem em greve. Último grande papel de Garbo no cinema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário