Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O DIA EM QUE A TERRA PAROU ( 1951 ) - THE DAY THE EARTH STOOD STILL


O drama de ficção científica dirigido por Robert Wise em 1951, baseado no conto " Adeus ao mestre ", de Harry Bates, sensibilizou o público da época, que estava cansado de ouvir falar em guerra nuclear e política. Começando em um estilo quase documental, ele veicula uma arrepiante mensagem antibélica através de efeitos especiais à época espetaculares e boas caracterizações. Mais do que um filme B, este foi o primeiro filme de ficção científica adulto de sucesso a transmitir uma mensagem real sobre a humanidade.


Um emissário interestelar chamado Klaatu ( Michael Rennie ) aterrissa em Washington para transmitir a mensagem de que a guerra no nosso mundo deve parar. Sua espaçonave é cercada de armas e tanques e Klaatu é acidentalmente ferido e enviado para um hospital, deixando apenas Gort, um robô de mais de dois metros, para proteger a nave. Sem rosto, mudo e possuindo uma espécie de raio laser mortal, Gort é invencível. A única maneira de impedi-lo de proteger a espaçonave é dizendo: " Gort, Klaatu barada niktoh ", uma frase decorada por praticamente todas as crianças que viram o filme.


Klaatu escapa do hospital e conhece Helen ( Patricia Neal), uma bela mulher de inteligência excepcional, e seu filho Bobby ( Billy Gray ), e é ela quem deve desarmar o mortífero Gort. A fim de provar seu poder e dar peso à sua mensagem de paz, Klaatu desenvolve um plano para interromper todos os movimentos mecânicos do mundo ( com exceção de aviões e hospitais ). 


Originalmente, o papel de Klaatu seria interpretado por Claude Reins ( o chefe de polícia Renault, de Casablanca ), mas problemas de agenda deram a oportunidade a Rennie, cujo rosto anguloso e temperamento calmo conferem uma ligeira e suave superioridade ao personagem. Neal, um símbolo de bravura feminina, resumo o que de melhor a humanidade tem para oferecer. 


Gort foi interpretado por Lock Martin, um porteiro de 2,35m do Teatro Chinês de Grauman, em Los Angeles. Sobrecarregado pela roupa pesada, Martin precisou de ajuda para segurar Neal nos braços e, em algumas cenas, os cabos que o sustentavam ficam claramente visíveis. Para que a nave parecesse inteiriça, a fenda da porta foi vedada e pintada de prateado. A vedação então se rompia, fazendo com que a porta surgisse de repente, sem aviso visual nenhum. Jamais superado, O dia em que a terra parou é um clássico em vários aspectos, não só por conta de sua mensagem antibélica e efeitos especiais inteligentes, como também pelo uso marcante que Bernard Hermann faz do teremim, o mais antigo instrumento musical eletrônico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário