Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CLUBE DOS CINCO ( 1984 ) - THE BREAKFAST CLUB


Cinco adolescentes bem diferentes são suspensos e têm que cumprir detenção em um sábado. Apesar de suas diferenças, terminam criando laços entre si. Temos o atleta da escola ( Emilio Estevez ), a esquisitona com excesso de delineador ( Ally Sheedy ), a princesa pomposa ( Molly Ringwald ), o nerd ( Anthony Michael Hall ) e o rebelde ( Judd Nelson ), todos tentando se manter entretidos sob o olhar atento do professor Vernon (Paul Gleason).


Nenhum outro filme resumiu melhor o período, ou se tornou mais cult para adolescentes, do que o Clube dos cinco, que não só fez do diretor John Hughes um nome a se acompanhar de perto - em seguida ele fez o excelente Curtindo a vida adoidado ( 1986 ) e o imensamente bem-sucedido Esqueceram de mim (1990) - como também reuniu um talentoso elenco de jovens atores.


Clube dos cinco aposta em um roteiro de tiradas inteligentes mais do que aposta na ação, e funciona em grande parte por conta das caracterizações do elenco à medida que verdades são reveladas, ressentimentos são verbalizados e cada um tem sua vez de brilhar.


Embora copiado em filmes e seriados de televisão, talvez tenha sido o filme adolescente definitivo, seja por seu timing perfeito, pelos desempenhos afiados ou pela trilha sonora dos anos 80, digna de uma cápsula do tempo, que inclui o clássico "Don't You Forget About Me", do Simple Minds, composto para o filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário