Pesquisar este blog

sábado, 19 de maio de 2012

NOSFERATU: O VAMPIRO DA NOITE (1979) - NOSFERATU: PHANTOM DER NACHT


A nova versão de Werner Herzog para a adaptação do clássico de 1922 de F. W. Murnau é ao mesmo tempo um tributo comovente e um trabalho notável em si mesmo. O filme conta a história de Bram Stoker de forma compassada, quase hipnótica.


Jonathan Harker (Bruno Ganz) viaja pelos Cárpatos, preparando a transferência do melancólico Conde Drácula (Klaus Kinski), repugnante com sua cara de rato, de seu castelo para a próspera cidade de Bremen. Quando o barco aporta nas docas, o vampiro solta uma horda de ratos brancos que leva a peste à comunidade, causando muito mais mortes e devastação do que seus ataques.


Assim como no clássico de Murnau, a humanidade é representada pela heroína, Lucy (Isabelle Adjani), frágil como porcelana, cujo auto-sacrifício faz com que a ancestral criatura se demore para além do amanhecer.


Abrindo com trechos de filmes sobre múmias mexicanas e morcegos em câmera lenta, o filme de Herzog é simbólico, recriando as  imagens famosas do vampiro com cara de rato, dedos longos e finos do filme original como o Drácula de Kinski, ligeiramente resmungão, auto-indulgente, mas ainda assim cruel.


Embora o Nosferatu original permaneça a versão mais assustadora de Drácula já filmada, esta recriação transformadora é certamente a mais mística e misteriosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário