Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de maio de 2012

PINOQUIO ( 1940 ) - PINOCCHIO


Boneco de madeira ganha vida, quer tornar-se menino de verdade e para isso precisa vencer o defeito de mentir, o que faz o seu nariz crescer. Um dos clássicos da Disney, baseado na história de Carlos Collodi.


Naturalmente alguns dos elementos mais sombrios da fábula foram descartados assim que Disney pôs a mão na história. Porém apenas alguns. O encanto duradouro deste Pinóquio prova que nem todas as alterações na história do boneco que ganha vida foram necessariamente para pior, e muitos dos detalhes mais assustadores dela continuam presente.


O clássico ainda conserva muito de seu horror à medida que Pinóquio encara os perigos das pressões alheias que o distraem de seu objetivo de se tornar um menino de verdade. Guiado ( mas nem sempre conduzido ) pelo Grilo Falante, sua "consciência" na forma de inseto, ele precisa aprender não só a ser responsável, como a ter coragem e amor durante sua inconscientemente subversiva jornada em direção à vida.


Pinóquio é uma parábola para crianças, e muitas gerações cresceram com alembrança das palavras "Deixe a sua consciência guiá-lo" e "Uma mentira cresce e continua crescendo até que ela fica tão evidente como o nariz em seu rosto". O poder do filme se origina do fato de ele realmente tratar de alguma coisa palpável. Não se trata somente de uma fábula forjada ou um inconsequente conto de fadas, mas com uma narrativa com reverberações em profundos arquétipos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário