Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de maio de 2012

OS PÁSSAROS ( 1963 ) - THE BIRDS


Milionária se apaixona por solteirão da cidadezinha litorânea de Bodega Bay. durante um fim de semana, presencia ataque de gaivotas, pardais, corvos, até que toda a população entra em pânico, como se o acontecimento fosse um verdadeiro apocalipse.


Tippi Hendren ( escolhida a dedo para ser a última de uma longa linhagem de protagonistas louras ), ficou a beira de um ataque de nervos devido a ética de trabalho cada vez mais sádica e difícil  de lidar de Hitchcock (talvez uma resposta agressiva e mal dirigida à aposentadoria precoce de Grace Kelly, sua atriz favorita).


De fato, vindo em seguida a Psicose ( 1960 ), que contém inúmeras referências a "pássaros" ( tanto o animal quanto uma gíria em inglês para mulheres ), talvez Os pássaros tenha sido concebido como uma alegoria sexual misógina, onde o único macho é Rod Taylor, que está cercado de diversas mulheres a disputar sua atenção.


Por muitas razões, Os pássaros é uma espécie de anomalia na obra do diretor. Ele nunca esteve tão perto de dirigir um filme de terror. Talvez seja sua fita mais enigmática. Os pássaros convida o espectador a variadas interpretações, mas Hitchcock não dá pistas do que tinha em mente. Se pretendia dar apenas um significado, acabou se desviando dele e dá poucas e provocativas explicações para o horror que transpira da tela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário