Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de maio de 2012

O MÁGICO DE OZ ( 1939 ) - THE WIZARD OF OZ


Junto com seu cãozinho Totó, Dorothy ( Judy Garland, com os seios presos por uma cinta para parecer mais jovem ) é arrancada de um Kansas em tom de sépia por um tornado e vai parar na Terra de Oz ( representada nas cores vibrantes do Technicolor ).


Lá, sua casa cai em cima de uma bruxa, que morre esmagada e cujos sapatos de rubi mágicos lhe são dados de presente por Glinda, a Bruxa Boa ( Billie Burke ). Dorothy então segue pela estrada de tijolos amarelos em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o caminho de volta para a fazenda da qual antes queria escapar.


A produção foi atribulada. Richard Thorpe, seu primeiro diretor, foi mandado embora em doze dias. George Cukor ocupou seu lugar por três dias, tempo suficiente para dizer a Garland que desaparecesse com a peruca e a maquiagem, e então Victor Fleming tomou posse. Quando Fleming foi para E O vento levou, King Vidor filmou algumas das sequências dos Munchkin e as cenas do Kansas.


Também houve mudanças no elenco. Buddy Ebsen, o Homem de Lata original, foi substituído por Jack Haley, depois de ter uma reação alérgica à maquiagem prateada. Margaret Hamilton ( a Bruxa Má do Oeste) teve uma queimadura quando saía por entre uma lufada de fumaça. Até mesmo Totó saiu de circulação por duas semanas , depois de ter sido pisoteado por um membro da equipe.


Dizem que Judy Garland teve uma infância infeliz ( há ainda histórias da MGM sobre aquelas filmagens de faz de conta pela manhã, cheia de energia, e de tranquilizantes ao final do dia ), mas quando interpretou Dorothy, era uma atriz iluminada, já com quase 17 anos de idade. Ela foi importante para o filme, pois projetava vulnerabilidade e uma certa melancolia em cada tom da sua voz.


Seus amigos na estrada de tijolos amarelos Jack Haley ( Homem de Lata ), Ray Bolger ( Espantalho ) e Berth Lahr ( Leão Medroso ), vinham todos de uma longa tradição de vaudeville e de revistas de comédia, e desempenham seus papéis com sublime altruísmo. Talvez tenha contribuido para isso eles não saberem que estavam participando de um grande filme. Em muitas cenas , parecem descontraídos e soltos, como se estivessem brincando de representar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário