Pesquisar este blog

sábado, 12 de maio de 2012

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE (1971) - WILLY WONKA AND THE CHOCOLATE FACTORY


Em sua maior parte, filmes para crianças são melosos ou mesmo tolos. Contudo, a adaptação do diretor Mel Stuart do popular livro infantil de Roald Dahl é uma exceção feliz. A fantástica fábrica de chocolate é uma comédia de humor negro para jovens, repleta de cenários chamativos, canções atraentes e uma impecável interpretação de Gene Wilder como  Willy Wonka, cuja maior reputação é a de ser o maior fabricante de chocolates do mundo.


Wonka escondeu cinco ingressos dourados em suas barras de chocolate e aqueles que os encontrarem poderão  conhecer a fábrica e também receber uma provisão vitalícia de doces. A fábrica contém uma galeria de esplendores, incluindo um rio de chocolate. A armadilha que os felizes vencedores devem enfrentar é que precisam obedecer às duras e arbitrárias regras de Wonka.


O objetivo do passeio, contudo, é o de identificar uma criança que seja realmente honesta ( ela acaba sendo, naturalmente, a mais encantadora do grupo). Sua recompensa é herdar a fábrica de Wonka: um dia esse felizardo se tornará o fabricante de chocolate cujo dever é não apenas satisfazer as crianças, mas também fornecer um rito de passagem para o mundo adulto.


Assim como O mágico de Oz (1939), a fantástica fábrica de chocolate é cheio de criaturas estranhas, cenários artificiais, músicas e alegres números de dança. Um filme para entreter os jovens e colocar os adultos para pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário