Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

MEU AMIGO TOTORO (1988) - TONARI NO TOTORO / MY NEIGHBOR TOTORO


Duas irmãs, com a mãe doente no hospital, mudam para a zona rural, e são ajudadas pelos espíritos da floresta. Numa atmosfera de puro lirismo, o desenho mistura o mundo dos homens e dos animais, visto através da fantasia de duas crianças.


Meu amigo Totoro é um filme para crianças feito para o mundo em que deveríamos viver, e não para o que ocupamos. É um filme sem vilões. Sem cenas de luta. Sem adultos perversos. Sem brigas entre as duas crianças. Sem monstros amedrontadores. Sem escuridão antes da aurora. Um mundo benigno. Um mundo em que, se você encontrar na floresta uma criatura estranha e alta, você se aconchega no colo dessa criatura e tira um cochilo.


Não há complôs de crianças contra adultos, comuns nos filmes americanos. A família é vista como um porto seguro e reconfortante. O pai é sensato, criterioso e educado; aceita a história das criaturas estranhas, confia nas filhas, ouve a explicação com a mente aberta.


Trata-se de uma das adoráveis obras artesanais de Hayao Miyazaki, frequentemente visto como o melhor diretor de animação japonês. Até bem pouco tempo, Miyazaki não usava computador para ajudar a animar seus filmes; eles eram desenhados quadro a quadro, à maneira clássica, e o próprio Miyazaki contribuiu com dezenas de milhares de quadros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário