Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de maio de 2012

PLANETA PROIBIDO (1956) - FORBIDDEN PLANET


Uma missão liderada pelo comandante John J. Adams (Leslie Nielsen) ao planeta Altair 4, para descobrir o que aconteceu com uma expedição da Terra da qual não se tem notícia há décadas, descobre que os únicos sobreviventes da colônia são o cientista arrogante Edward Morbius (Walter Pidgeon) e sua filha Altaira (Anne Francis), nascida em meio à natureza, com suas minissaias provocantes. 


Os dois são servidos por um dos mais queridos personagens metálicos do cinema, o versátil e prestativo Robby, o Robô. O Doutor Morbius encontrou as impressionantes ruínas da antiga civilização extinta dos Krell, e mexer com suas maravilhas tecnológicas faz com que a destruição recaia sobre todos eles.


Esta pérola da ficção científica dos anos 50 dirigida por Fred M. Wilcox, filmada ambiciosamente em CinemaScope, não deve nada à paranóia relacionada ao macarthismo da época com invasores hostis do espaço sideral, mas deve muito ao enredo de A tempestade, de William Shakespeare, e a premissa psicológica sofisticada de que os monstros mais perigosos são aqueles que se escondemdentro dos impulsos primitivos do subconsciente. 


Efeitos extraordinários (entre eles os "monstros do id" que são libertados), o fascinante complexo subterrâneo dos Krell e uma trilha sonora sinistra e inovadora de tons eletrônicos são algumas das delícias de um filme muito citado que inspirou várias das ficções científicas posteriores que especulam sobre como a tecnologia pode destruir seus usuários.


Um comentário:

  1. Este Filme é maravilhoso!!E só vem provar que tudo se copia e nada se cria,por que muitas das inovações dele foram realmente copiadas por Cineastas da ficção científica como George Lucas e outros!!!Para o que podia ser conseguido na época, este filme extrapola e muito as expectativas,pois os efeitos eram muito muito bons.Sem contar o conteúdo em si que foi uma estória muito bem engendrada!"!Coisa de gênio mesmo!!!

    ResponderExcluir