Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

CINEMA PARADISO ( 1988 )


Ao receber a noticia de que o projecionista do cinema de sua terra natal morrera, cineasta bem-sucedido que vive em Roma começa a se lembrar dos anos em que era um menino que morava em uma pequena cidade na Sicilia e passava a maior parte do tempo no Cinema Paradiso.


Lá, tornou-se amigo do operador Alfredo ( Philippe Noiret, em um grande papel), um pai substituto que, após ficar cego durante um incêndio, continuou a trabalhar com a ajuda do menino. Tudo na aldeia gira em torno do cinema, um lugar de diversão, mas também de reuniões e fofocas.


As personalidades da platéia do Paradiso são peculiarmente encantadoras, especialmente o padre que assume o lugar de censor, cortando do filme as cenas "ousadas".


Nas tradições estimadas do neo-realismo e da comédia italiana, Cinema Paradiso encontra um equilíbrio excelente entre humor e nostalgia. Ecoando Os incompreendidos  ( 1959 ) de François Truffaut, a imagem de uma infância feliz nutrida por filmes revela a gratidão de do diretor Giuseppe Tornatore aos mestres do cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário