Pesquisar este blog

sábado, 31 de março de 2012

ENCOURAÇADO POTEMKIN ( 1925 ) - BRONENOSETES POTYOMKIN


Encouraçado Potenkim, de Sergei Eisenstein, já é tão famoso há tanto tempo que se torna quase impossível encontrar alguma coisa nova para ser comentada. Trata-se de um dos marcos do cinema. Seu famoso massacre nas escadarias de Odessa já foi tantas vezes citado em outros filmes ( particularmente em Os intocáveis), que muitas platéias seguramente já viram a paródia antes de conhecer o original.


O filme oi encomendado pela liderança da revolução soviética para comemorar os 20 anos do levante do Potemkin, que Lenin considerava como a primeira prova de que poderia contar com o apoio das tropas ao proletariado para a derrubada da velha arte. Como esboçado no filme de Eisenstein, a tripulação do encouraçado, cruzando pelo Mar Negro se amotinou em razão de suas miseráveis rações.


Assim que os oficiais cobriram com um encerado um grupo de revoltosos e ordenaram que fossem executados a tiros, um marinheiro chamado Vakulinchuk gritou: "Irmãos! Contra quem vão atirar?". O pelotão de fuzilamento baixa suas armas e o motim se espalha pelo navio.


No continente, notícias sobre o levante se espalharam entre a população que por tanto tempo sofrera com a opressão do regime czarista. Ela providenciou o envio de comida e aguá para o encouraçado por intermédio de uma flotilha de pequenos barcos. Em seguida, numa das sequências mais famosas da história do cinema, aparecem as tropas descendo numa implacável formação czarista um interminável lance de escadas, atirando nos cidadãos que tentavam fugir, num fluxo aterrorizante.


O fato de que na verdade não houve o massacre das escadarias de Odessa não apagou a dramaticidade da cena. As tropas do Czar realmente atiraram em inocentes em alguns lugares de Odessa, e Eisenstein faria o seu trabalho como diretor ao concentrar essas matanças e encontra a perfeita sintonia cinematográfica para elas. É uma ironia que ele tenha representado tão bem a ponto de a matança das escadarias de Odessa ser sempre citada, como se tivesse realmente acontecido.


Encouraçado Potemkin foi concebido como propaganda para a conscientização revolucionária da classe, e Sergei Eisenstein deliberadamente evita a criação de qualquer personalidade em três dimensões ( até Vakulinchuk é mais exaltado como um símbolo ). Ao invés disso, massas de homens se movem em uníssono, como nas inúmeras tomadas do alto, sobre a proa do Potemkin. O povo de Odessa também é filmado como uma massa vista de relance, mas com rostos expressivos. Não há qualquer enredo pessoal para contrabalancear o importante drama político.


O encouraçado Potemkin é um filme muitas vezes visto de forma editada ou reduzido às suas cenas e sequências mais famosas. descobrir o impacto de se assistir ao filme na íntegra - ou seja, como uma história dramática e comovente - ,em vez de tratá-lo como uma inestimável caixa de jóias de onde se tiram preciosidades isoladas ao bel-prazer, pode causar surpresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário