Pesquisar este blog

sábado, 31 de março de 2012

CYRANO ( 1990 ) - CYRANO DE BERGERAC


No século XVII, Cyrano ( Gérard Depardieu ), espadachim e poeta, ama sua prima Roxanne ( Anne Brochet ), mas não se declara, porque tem vergonha do nariz descomunal. Roxanne diz a ele que está apaixonada por um dos jovens do regimento. Para deixá-la feliz e também ajudar o jovem, ele acaba topando juntar os dois, por mais que isso o machuque, inclusive escrevendo cartas e recitando poemas à amada sem nome do outro.


O próprio diretor Jean-Paul Rappeneau e Jean-Claude Carrière ( roteirista de Luis Buñuel e de A insustentável leveza do ser ) adaptarem quase ao pé da letra a peça em versos de Edmond Rostand ( 1868-1918 ), encenada pela primeira vez em 1897.


Há várias adaptações para o cinema ( inclusive a excelente comédia interpretada por Steve Martin e Daryl Hannah, Roxanne ), mas esta, com reconstituição de época irrepreensível, é a mais fiel e mais imponente, tendo recebido vários prêmios, inclusive o de melhor ator para Depardieu no festival de Cannes ( ele também foi indicado ao Oscar ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário